O uso de um sistema para cursos está ficando cada vez mais frequente nas instituições e empresas de treinamento. O crescente fluxo de informações dos últimos anos mostra que para que as empresas avancem elas precisam acompanhar a tecnologia.
Muitas empresas que trabalham com aprimoramento pessoal e profissional têm dificuldade na hora de escolher como deve ser o sistema utilizado para a gestão dos cursos. Para facilitar essa escolha, é preciso visualizar que tipo de cursos serão oferecidos para então identificar quais as necessidades a plataforma precisa suprir..
Para conseguir visualizar esse panorama e se colocar no lugar do aluno, um briefing pode ajudar!
O que é briefing?
Briefing é uma palavra em inglês que tem o significado de ‘’ instruções’’. Muito utilizado nas áreas de administração e publicidade, o briefing é um conjunto de informações coletadas de seu cliente ou pensada por você mesmo na hora de criar um projeto para ter uma direção do caminho que deve seguir.
Ele é uma peça fundamental na hora de seu planejamento, para que encontre as necessidades.
Quais perguntas você deve fazer?
As perguntas a serem feitas são simples. Primeiramente, qual seu público-alvo?
Você deve visualizar se seu interesse são alunos comuns que buscam cursos online, graduação, pós-graduação ou se diz respeito a empresas que irão contratar seus serviços para treinar e desenvolver seus funcionários.
O que os alunos buscam?
Os alunos procuram pela praticidade e flexibilidade dos horários. Muitas vezes eles têm que se desdobrar para realizar atividades rotineiras como trabalhar e ficam com o tempo muito limitado para um estudo presencial.
No geral eles costumam ser menos exigentes e procuram apenas um ambiente em que haja interação sobre as aulas, em que possam tirar sua dúvidas com o tutor ou professor e que tenham um certo reforço caso não tenham aprendido a matéria direito.
O que as empresas buscam?
O número de empresas que buscam treinamentos e desenvolvimento para seus funcionários está crescendo muito nos últimos anos. Diante dos grandes benefícios de redução de custos e funcionários mais engajados.
As empresas têm uma disponibilidade de tempo muito baixa para esses treinamentos em equipe e com isso procuram por praticidade e mobilidade, que os funcionários possam realizar as tarefas online.
Ainda sim muitas empresas procuram por treinamentos semipresenciais que consiste em parte do treinamento online em um sistema com interação e algumas reuniões presenciais dentro da disponibilidade de empresa, oferecer as duas formas é importante para que você consiga atender a todos clientes.
As empresas costumam ser mais exigentes. Além do ambiente online elas procuram por extrema inovação. Plataformas com opção de gamification, criar quizzes para melhorar a interação e a motivação dos funcionários com os treinamentos é algo que você deve procurar em uma plataforma.
Agora que você já sabe o que seus clientes procuram é hora de ver as dicas para escolher um bom sistema para cursos.
Dicas para ter o melhor sistema para seus cursos
Na hora de escolher o sistema para seus cursos você deve levar em conta as necessidades de seus clientes e também questões que podem facilitar sua organização com os cursos e treinamentos
- Supra a necessidade dos clientes, busque inovação: Isso mesmo, busque por um sistema que tenha diferenciais. Como falamos, a opção de gamification é uma das coisas que você deve buscar.
Não pode faltar também um espaço para video aulas, elas serão muito importantes. Os conteúdos apenas em texto costumam ser cansativos, as vídeo aulas permitem um aprendizado maior pelos alunos e também que eles se sintam mais próximos ao curso, permitindo que tirem melhor suas dúvidas.
É necessário também que o sistema tenha mobilidade, podendo ser acessado em vários dispositivos. Também é imprescindível os fóruns de discussão e opções de compartilhamento de arquivos, para que caso necessário você possa enviar a um aluno um material complementar.
- Encontre um sistema que poupe que seu tempo: Procure um sistema que faça aquilo que você ia perder seu tempo, agilidade é tudo! Uma boa é o controle de inscrições, com vários alunos e equipes de funcionários entrando no curso são muitos dados que precisam ser organizados.
Outra coisa em que se gasta muito tempo é na certificação online. Com um sistema que faz isso pra você fica muito mais fácil, né?
Com um rápido upload de um arquivo com variáveis o sistema substitui automaticamente pelos dados de cada aluno.
Um sistema com um banco de dados,certificação automática e que organize tudo isso vai facilitar, e muito a sua vida.
- Busque por algo que ajude a sua equipe de marketing e vendas: Existem sistemas para cursos que tem ferramentas como
- – Funil de Oportunidades: O sistema te mostra em qual etapa do funil estão aqueles alunos ou empresas que estão interessadas a fazer curso com você, facilitando com que a sua equipe de vendas entre em contato com as estratégias adequadas para cada um.
- – Relatórios de desempenho: O sistema envia para sua equipe de marketing relatórios com gráficos, para que você consiga facilmente medir se as ações de marketing estão sendo eficazes. Isso é algo que provavelmente ia levar um dia de trabalho da equipe para criar os relatórios e criar os gráficos.
- Essas opções fazem você poupar o tempo de sua equipe que pode ser concentrado em uma captação maior de alunos para seus cursos e treinamentos.
- E aí gostou das dicas para escolher seu sistema para cursos?
- Você pode pedir uma demonstração gratuita do nosso software, o Class Control, e ver na prática como a plataforma funciona. Depois nos diga o que achou, seu feedback é muito importante!
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