7 truques para aumentar o número de matrículas

O cenário econômico do Brasil não é dos mais animadores. Captar muitos alunos e mantê-los estudando nas instituições tem sido um grande desafio para o setor de educação e treinamentos.

Mas fique calmo, você pode contornar a situação e ter um campo favorável para seu trabalho mesmo com a crise. Aqui no blog o nosso lema é #vamosavançarjuntos e, partindo dessa premissa, para deixar as coisas mais simples para você selecionamos 7 truques para aumentar o número de matrículas nos seus cursos. Vamos lá?

Aumente o número de matrículas em 7 passos:

  • Pesquise o mercado e seu público
  • Invista em seu diferencial
  • Tenha um site
  • Invista em marketing educacional
  • Use a internet a seu favor
  • Relacionamento com o cliente
  • Contrate um sistema de gestão

Pesquise o mercado e seu público

É importante entender todas as variáveis que estão envolvidas no ambiente em que sua empresa está inserida. Antes de pensar em ações que visam aumentar o número de matrículas em sua instituição você deve pesquisar os sujeitos envolvidos nessa história.

Analisar o mercado educacional é uma ótima forma de perceber a quantas anda o seu setor. Quais são as práticas que mais têm dado certo? Quais atitudes tiveram um impacto negativo? Como as outras organizações fazem para captar mais alunos? Essas são algumas das indagações que você deve fazer para obter respostas que te auxiliem na gestão de seu negócio.

Agora, volte seus esforços para a compreensão do seu público-alvo. Já vimos em outros posts que se comunicar de forma genérica com seus clientes não vale a pena. Para não cometer esse erro, é bom que você tenha dimensão da real “aparência” que eles têm.

Faça pesquisas, entenda as motivações e demandas de quem contrata (ou deseja) o seu serviço. Essas ações vão nortear toda tomada de decisão na sua empresa, fazendo com que a possibilidade de acertos seja maior.

Invista em seu diferencial

É muito interessante analisar o mercado e a partir disso conseguir definir parâmetros interessantes para sua própria empresa. Contudo, você não deve apenas ser um plagiador das práticas alheias. Sua instituição precisa ter algum argumento que a diferencie das demais.

Pense nas qualidades do seu negócio, o quanto elas podem ser vantajosas para seus alunos e invista nelas. Reflita: o que faria uma pessoa contratar os meus serviços e não o de um concorrente? A partir desse diagnóstico você irá traçar toda a sua estratégia de posicionamento e divulgação com base no que você identificou como seus pontos positivos.

Tenha um site

Estamos cada dia mais conectados, os seus concorrentes também estão, e a sua empresa não pode ficar de fora. Se você deseja aumentar o número de matrículas na sua instituição você precisa ter um site.

Se um cliente em potencial quiser saber mais informações sobre os seus cursos, é muito provável que ele as busque na internet. Por isso, você precisa nutrir o seu endereço na web com dados relevantes e que acrescentem ao seu futuro aluno.

Existem alguns pontos que são essenciais na criação de um site. Se a sua empresa já tem uma página na internet, veja se ela já atende aos critérios abaixo:

  • Domínio
    Tenha um endereço que remeta diretamente a sua empresa.
  • Responsividade
    O site deve poder ser aberto com qualidade e mantendo as proporções em todos os dispositivos. Se ao ser aberto em um celular, por exemplo, o layout se desconfigura, o usuário muito provavelmente irá fechá-lo.
  • Contato
    Crie uma página ou espaço para que as pessoas forneçam seus dados. Isso vai te ajudar muito a aumentar o número de matrículas, pois você poderá entrar em contato com essas pessoas posteriormente.
  • Conteúdo
    Tenha todas as informações necessárias sobre sua empresa e cursos. Não se esqueça de colocar número de telefone e endereço, se você trabalha com a modalidade presencial.

Marketing educacional

Para aumentar o número de matrículas em sua instituição você precisa fazer com que as pessoas a conheçam. Por conta disso, é imprescindível que você realize esforços de comunicação que te promovam para o seu público.
O marketing educacional é a área de estudo que se utiliza de estratégias do marketing aplicando-as ao mercado de educação, com o objetivo de captar, fidelizar e fortalecer a imagem de instituições de ensino.

O próprio site já é um canal interessante para marcar presença online, mas você pode realizar outras ações e produzir outros materiais. Estipule a quantidade de verba disponível e escolha uma estratégia que vai fazer com que você atinja seu objetivo dentro do recurso que poderá ser alocado.

Algumas opções incluem a confecção de flyers, folders, cartões de visita, banners e ações de contato direto com grupos de pessoas, como por exemplo a fixação de um quiosque em shopping, com informações sobre a sua empresa.

Use a internet

Atualmente, a internet tem uma importância enorme na vida da população. Muitas pessoas estão conectadas, por isso é mais do que indicado que você utilize o ambiente online para conseguir otimizar o processo e aumentar o número de matrículas nos seus cursos.

Uma vez que o seu objetivo é a captação de alunos, você deve criar meios para que essas pessoas cheguem mais facilmente a você e a suas aulas. Como mencionado no truque 3, você deve ter um site. Ele funcionará como um instrumento de divulgação e comunicação com a sua empresa.

Mas ele também pode ser uma ótima ferramenta para inscrições. Se a sua página na web oferecer essa oportunidade, ela vai tornar a vida do cliente bem mais cômoda e, com certeza, irá dar um ânimo maior para que ele contrate seus serviços. A rotina de todo mundo está apertada, é sua tarefa descomplicar as coisas para seus futuros alunos.

Outras ações podem ser feitas através da internet, sempre com foco em sua meta de aumentar o número de matrículas. Como explicamos anteriormente, você precisa adequar a sua verba a sua estratégia de divulgação. E se você quer gastar pouco e ainda ser bastante efetivo na sua comunicação, use as redes sociais!

Você pode criar conteúdo e postar gratuitamente através de mídias como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Eles também possuem a opção de posts pagos, que maximizam o alcance da sua marca e possuem, geralmente, um custo menor em relação a outras.

Pense no relacionamento com cliente

É muito importante manter um relacionamento saudável com o seu cliente e também com o aluno em potencial. Eles são peças estratégicas que te ajudarão a aumentar o número de matrículas em sua instituição.

Oferecer um bom serviço é o primeiro passo. Mas é muito importante que você conte com um atendimento incrível, que esteja sempre apto a esclarecer dúvidas. Crie mensagens específicas para cada grupo, ofereça vantagens e os informe.

Depois que você conseguir captar essas pessoas para o seu negócio, é necessário que você monte ações que as façam permanecer e que as torne capaz de ser um instrumento de divulgação para a sua empresa. Afinal, se uma pessoa usufruiu de um serviço satisfatório ela vai acabar contando para muita gente!
Atitudes como essa, não apenas atrai novas pessoas, mas impacta no processo de fidelização de alunos.

Gerencie suas matrículas através de um sistema de gestão

Depois de utilizar essas estratégias para aumentar o número de matrículas de sua instituição, você precisa de um espaço onde todos os dados fiquem unificados para que eles possam ser mais bem aproveitados nas suas ações.

Se você não quer se perder no processo de controle de inscrições de alunos, conte com os serviços de uma suíte CRM para gestão de cursos e treinamentos. Dentre várias funções, você poderá cadastrar seus alunos e acompanhar o processo de faturamento do valor que eles pagaram pelos seus cursos.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a pensar em maneiras para aumentar a inscrição de alunos em sua escola. A gente pode colaborar ainda mais com você. Teste gratuitamente por 15 dias o nosso sistema de gestão de cursos e treinamentos, o TrausEdu. Depois nos diga o que você achou, hein? Seu feedback é muito importante!

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