9 atitudes imbatíveis para a fidelização de alunos!

Conquistar consumidores exige esforço e dedicação, você bem sabe! Você desenvolve diversas atividades para trazer cada aluno para sua instituição, e isso envolve dinheiro, pessoal e tempo, fatores que são valiosos para seu negócio.

Mas depois da captação o trabalho não para: você precisa investir na fidelização de alunos. Por isso, o blog vai trazer 8 atitudes imbatíveis para fazer parte do seu plano de ação para retenção alunos. Vamos lá?

1. Faça uma boa prospecção

Pode não parecer, mas essa é uma atividade muito importante na fidelização de alunos, talvez a mais importante. Isso porque, se você fizer uma boa prospecção, você terá alunos que realmente são o público-alvo de sua instituição.

Se um sujeito de fato se interessa pelos serviços que você oferta, fica bem fácil de mantê-lo ligado à sua empresa. Por isso, essa ação precisa ser muito bem estruturada e seguir alguns passos que são essenciais e precisam ser desenvolvidos:

  • Não confundir prospecção com venda, são dois momentos distintos no processo de captação de alunos;
  • Traçar o público-alvo: você não pode e nem deve atirar para todos os lados, concentre seus esforços;
  • Pesquise o mercado em que você está inserido e entenda as suas demandas;
  • Faça networking: frequente feiras, workshops e convenções do ramo em que atua, você encontrar seu público-alvo nesses locais;
  • Roteirize sua abordagem para prospecção.
  • Crie matrizes que irão qualificar os contatos e também com os motivos que levam as pessoas a rejeitarem seu serviço.

2. Conheça o cliente

Você precisa conhecer melhor as pessoas com as quais sua empresa está se relacionando. Procure entender como eles pensam, quais são seus anseios e quais são as suas necessidades.

Ter um panorama estatístico de dados como gênero, idade, etc é extremamente importante para definir o perfil de seu público. Mas você pode e deve ir além! Construa um banco de informações que também tangem critérios psicossociais, eles vão te ajudar a entender bem a sua carta de clientes e, a partir daí, desenvolver ações mais voltadas para os interesses dessas pessoas.

3. Ofereça atendimento de qualidade

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O atendimento ao cliente é o cartão de visitas de sua empresa. Dependo das práticas realizadas ela pode levar à uma compra, desinteresse ou à fidelização de alunos. Se uma pessoa tem uma dúvida que você não consegue resolver, não abandone a solicitação. Ser omisso é uma das piores práticas nessa tarefa, e você não deve para adotá-la.

Dê todo o suporte necessário a quem te procura, tente esclarecer todos os questionamentos que podem surgir e resolver os problemas que aparecem. Essa atitude vai fazer a diferença e te ajudar fidelizar os alunos à sua empresa. Eles precisam se sentir amparados para desejarem continuar se relacionar com a instituição.

4. Preze pela qualidade

A tarefa principal na fidelização de alunos é a prestação de um serviço de qualidade. Nenhum outros aspectos dessa lista é capaz de segurar um aluno, se as aulas a que ele assiste ou os treinamentos que realiza não forem de seu agrado.

Ele precisa encontrar relevância naquilo que você oferece ( por isso observar as questões de público-alvo e mercado são tão importantes), e para isso você tem de estar atento tanto à princípios de qualidade quanto às demandas e anseios dessas pessoas.

5. Ofereça benefícios

O sujeito aceitou se tornar seu cliente e vem usufruindo de seu serviço. Se você quer mantê-lo em sua instituição, além da qualidade, talvez seja interessante que ofereça algo a mais, alguma vantagem.

Oferte benefícios para quem já está com você – essa é uma atitude que potencializa a probabilidade de fidelização de alunos. Políticas de desconto, isenção de matrículas, brindes, etc são algumas das ações que podem surtir efeito.

6. Pesquisa de satisfação do cliente

A concorrência por quem consegue conquistar mais alunos está cada vez mais acirrada e, por isso, é mais do que necessário que sua empresa esteja pronta para se destacar e se tornar referência no mercado. Mas para que você alcance esse objetivo, é importante que faça alguns esforços em direção a ele.

Uma das ações que você pode realizar para atingir essa meta é a aplicação de uma pesquisa de satisfação do cliente. É através dela que surgem insights que podem colaborar para a definição de pontos que levarão a uma melhora em seu serviço, proporcionando uma fidelização de alunos.

7. Não abra mão do pós-venda

Não adianta nada ter um bom atendimento ao cliente durante a prospecção e depois disso deixá-lo de lado. Invista no pós-venda, isso fará com que seu público só tenha elogios à sua empresa e facilitando uma retenção dessas pessoas em sua lista. Se elas verem que podem contar com sua atenção mesmo depois da contratação do serviço, as chances de consumir mais aumentam!

8. Política de relacionamento

Antes de fazer com que as pessoas se tornem suas clientes você montou uma estratégia de comunicação para anunciar os seus serviços e vantagens, certo? Esse relacionamento não pode ser interrompido e continuado só na hora de oferecer outro curso ou treinamento.

É muito importante que você forneça informações, sempre se preocupe em lembrá-los de datas importantes, momentos específicos nos cursos, etc. Faça isso através de ferramentas como o e-mail marketing e o SMS. Use essas mídias, e também blogs e redes sociais, para produzir conteúdos relevantes para seu público, construindo uma boa imagem e te conferindo autoridade em determinados assuntos.

Banco de dados

Ter o contato de seus consumidores é uma prática primordial para as empresas. Isso pode contribuir em diversos aspectos, pois, o relacionamento é fundamental para alimentar os processos desde a prospecção até a fidelização de alunos. Montar um banco de dados pode te ajudar com:

  • Geolocalização: saiba onde seus clientes estão concentrados e identifique melhor potenciais estratégias que ajudariam a angariar mais pessoas para fortalecer determinada região.
  • Marketing: realize campanhas segmentadas por gênero, profissão, região, etc. Assim você conseguirá atingir melhor cada tipo de público.
  • Relacionamento: mantenha um histórico de interações de cada cliente com a instituição, assim atender as demandas vai ser bem mais simples.
  • Contato: estabeleça uma rotina de contato com cada grupo dentro da sua base.

Construir um banco de dados vai ser imprescindível para manter sua política de relacionamento! Para isso, você pode contar com a ajuda de um sistema de gestão de cursos de treinamentos, isso fará com que essa lista esteja mais integrada, automatizada e seja eficaz, te ajudando em diversos processos.

9. Tenha uma ouvidoria

É muito importante saber das impressões que as pessoas têm do seu serviço. Por isso, uma ouvidoria é essencial para o processo de fidelização de alunos. Crie um espaço onde seus alunos possam ser ouvidos e terem suas dúvidas esclarecidas, você irá ganhar muitos pontos com eles!

Essas foram as nossas dicas para te ajudar com a fidelização de alunos. Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e continue nos acompanhando. Nos vemos no próximo post, até mais!

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