Dinâmicas de grupo: ideias para inovar!

Pessoas que trabalham com RH, Gestão de Pessoas e/ou que têm que se preocupar frequentemente com treinamento e desenvolvimento, geralmente já conhecem a importância de dinâmicas de grupo.

Elas não são apenas uma maneira descontraída de interagir coletivamente, mas também são uma ótima forma de analisar candidatos ou colaboradores e suas personalidades em determinadas situações.

Algumas pessoas podem pensar que as dinâmicas de grupo são utilizadas apenas em processos seletivos, mas na verdade podem ser aplicadas para os mais diversos fins e em vários momentos dentro de uma empresa, dependendo dos objetivos e das necessidades que precisam ser desenvolvidas.

Para que elas possam ser realizadas da melhor maneira, é necessário um planejamento que pense em alguns pontos básicos:

  • Espaço adequado – O espaço deve ser aconchegante, os participantes devem se sentir acolhidos e confortáveis para conseguirem se soltar mais na execução das tarefas.
  • Quantidade de participantes – Este é um detalhe que depende muito da dinâmica que será feita, mas o ideal é o número de pessoas não ultrapasse 20 para não sobrecarregar o coordenador ou monitor responsável e para que não seja preciso um local muito grande ou muito material.
  • Material – É preciso pensar com antecedência o que será necessário utilizar para realizar a dinâmica. Papéis, lápis, caneta, mesas e cadeiras, e inúmeros outros objetos podem ser empregados. Sabendo a quantidade de participantes é possível estipular a quantidade de cada item.
  • Outros detalhes – Alguns elementos podem fazer toda a diferença. É preciso estipular, por exemplo, o tempo e procurar saber se algum dos participantes já fez ou conhece a dinâmica proposta para não atrapalhar o andamento e a finalidade da atividade.

Seleção e recrutamento

Esse tipo de dinâmica de grupo talvez seja a mais feita pelos profissionais de RH. Isso se deve ao fato de ser uma ótima ferramenta de análise dos candidatos. Com ela é possível perceber qual o perfil de cada aspirante às vagas e a partir daí perceber qual deles possui as qualidades necessárias para o cargo em questão.

Apresentação

Dinâmicas de apresentação podem ser feitas em vários momentos. Na seleção de candidatos, chegada de novos colaboradores e aclimatação na empresa, ou entre pessoas de equipes diferentes, que geralmente não tem muito contato umas com as outras, etc.

Esse tipo de exercício é ótimo para a criação de laços e a integração das equipes, lembrando que os setores de uma organização precisam estar sempre em harmonia.

Motivação, ânimo e descontração

Em todo ambiente de trabalho o foco é essencial para uma boa produtividade. No entanto, tanto foco às vezes pode “travar” a criatividade e a leveza de um local, gerando estresse, excedendo um volume ideal de atividades e bloqueando o desenvolvimento e crescimento tanto do pessoal quanto da própria empresa.

Esses exercícios são essenciais para fazer com que os colaboradores se sintam à vontade na empresas e no ambiente de trabalho. O ideal é que essas dinâmicas trabalhem com a ludicidade, ou seja, remetam a jogos e brincadeiras para que a experiência de troca seja realmente divertida e o estresse liberado.

Dinâmicas de grupo em EAD: é possível?

Virtualmente a interação pessoal pode ser um pouco dificultada, mas ainda sim é possível realizar dinâmicas de grupo e aproveitar os benefícios desse tipo de atividade. Dinâmicas online requerem ainda mais criatividade do coordenador e engajamento dos participantes, mas não são impossíveis de serem realizadas.  Sistemas de Educação Online podem ajudar bastante. Veja alguns exemplos:

Usando a webcam ou câmera do celular/tablet

Câmeras nos permitem ver muito além do que imaginamos. O coordenador deve pedir aos alunos que se conectem e olhem através dos dispositivos para os outros, primeiramente em silêncio.

Passado um determinado tempo, o grupo, um de cada vez, compartilha o que viu dos outros. Isso nos ajudará a saber o que o espaço em que estamos diz sobre nós mesmo e como nossa posição e gestos são interpretados pelos outros.

Vendendo produtos absurdos

Essa é uma dinâmica muito indicada para setores de vendas. Nela o coordenador deve pedir que os participantes vendam produtos absurdos ou com propostas absurdas. Por exemplo, sachês de chá para pessoas com alergia a chá, pentes para calvos, máquina de frio portátil, babador para girafas, cadeira sem assento, dentadura para adolescentes, etc.

Os participantes devem convencer uns aos outros a comprarem seus produtos. Isso ajuda a desenvolver a capacidade oral, a argumentação e a desinibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *