Conquistar a atenção dos alunos não é tarefa fácil. Há uma série de dificuldades para que eles foquem no que está sendo falado, em aulas ao vivo. Quando se trata de um EAD, o desafio se torna ainda maior.
Se em uma sala de aula há sempre aquele estudante que aproveita a iluminação mais fraca para tirar um cochilo, à distância, a disputa com as outras abas, o mundo ao redor e até com o cansaço do aluno podem prejudicar as aulas.
Por isso, é fundamental que as aulas contêm com apresentações criativas e animadas, que consigam manter os alunos despertos e interessados. Os especialistas em apresentações da Smartalk reuniram algumas dicas para te auxiliar nessa empreitada. Confira!
Seja dinâmico
Nada é mais chato que uma aula apresentada em um tom de voz monocórdio, em que o professor se limita a permanecer imóvel lendo o conteúdo dos slides. Para que suas aulas não sejam sinônimo de sono e tédio, daquelas que dão vontade de acelerar para acabar logo, dê um ritmo mais animado sendo dinâmico.
Varie o tom de voz para dar ênfase em conceitos importantes, use recursos diferenciados, como áudio e vídeo. Também lembre-se de questionar para criar interação com seu público. O mais importante: procure explicar e nunca somente ler os tópicos.
Faça gestos
Você pode e deve usar gestos para enfatizar sua linha de raciocínio durante uma apresentação. Eles ajudam a conquistar a atenção dos alunos. Porém, tome cuidado para não exagerar e deixar a aula parecendo um show de mímica.
Se você tem tendência de gesticular demais ou fazer tiques, segurar uma caneta é uma boa técnica para conter as mãos sem limitar seus movimentos. Por outro lado, se é econômico nos gestos, procure trazer algum movimento para a apresentação.
Use humor
O humor é uma poderosa ferramenta para conquistar a atenção de qualquer audiência. Afinal, quem não gosta de se divertir? Você pode contar uma história engraçada ou fazer comentários divertidos relacionados ao assunto.
Mas se lembre de evitar qualquer tipo de observação que possa soar ofensiva ou preconceituosa nas apresentações. Evite também meter-se em situações constrangedoras, com piadas de mau gosto.
Invista em audiovisual
Ilustrar ideias e conceitos com imagens ajuda a prender a atenção dos alunos. Essa tática proporciona maior fixação. Você deve usar imagens impactantes para conquistar a atenção dos estudantes. O mesmo vale para uma música ou um som em um momento inesperado.
Lembre-se de escolher imagens com boa qualidade e ajustar o volume do equipamento de captação, para evitar ruídos.
Dê o tom
Ignorar a importância do tom de voz é um erro que deve ser evitado. Se você não quiser transformar sua aula em sonífero. Procure falar alto, claro e variar no ritmo. A entonação também tem a função de destacar o que é mais relevante no conteúdo.