Como impulsionar a sua estratégia de vendas com SMS?

O avanço da tecnologia nos últimos anos não só abriu o leque para novas estratégias de vendas, como permitiu que através de oportunidades e abordagens diferenciadas  estivéssemos mais próximos do cliente.

Ao sair na rua é extremamente difícil não nos deparamos com alguém ao celular. Seja realizando chamadas, digitando ou simplesmente caminhando com ele a mão. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2015, 77,9% dos brasileiros já utilizavam aparelhos móveis.

Se pensarmos que as pessoas estão cada vez mais conectadas, utilizar estratégias que envolvam tecnologias como mensagens de texto, aumentam as chances de aproximação e são uma excelente oportunidade de oferecer o seu produto, sem sair do dia a dia de seu cliente.

 A rotina de vida de cada um faz com que o tempo seja extremamente curto, por isso estratégias de vendas que fujam das mídias tradicionais, se tornam cada vez mais atrativas e eficazes!

Apesar do uso das mensagens de texto tradicionais  como “chat” ter  diminuído com a chegada do Whatsapp, que tornou esse processo mais prático e econômico, não podemos menosprezar que o SMS é uma ferramenta muito prática e possui taxas de abertura que chegam a até 98%!

Frente ao cenário atual em que estamos rodeados pela  tecnologia e pela mobilidade, o uso de estratégias de vendas com SMS pode gerar bons frutos para a sua empresa e é sobre isso que vamos falar neste post!

Mas então o SMS não foi esquecido?

Definitivamente! O SMS pode não ser a forma mais viável de se realizar uma conversa, mas tem inúmeras possibilidades para impulsionar suas vendas! Veja algumas delas:

  • Promoção

É possível ver constantemente empresas usando disparo de mensagens para informar usuários de suas promoções. No caso de um cliente com dados já cadastrados em seu banco de dados você pode enviar um disparo parabenizando pelo seu aniversário e ainda oferecer um vale-presente a ser gasto em produtos ou serviços da sua empresa. 

Além de aumentar as chances de realizar uma nova venda, essa estratégia ajuda na fidelização do cliente, que se sente especial ao receber esse tipo de mensagem e consequentemente acaba comprando mais que o valor presenteado.

Outro meio de se utilizar a promoção é com aqueles que ainda não são clientes mas registraram seus dados com a sua empresa com a intenção de conhecer melhor antes de fechar negócio ou utilizar seu serviço. Nesse tipo de caso uma boa ideia pode ser oferecer um cupom com grande desconto para ser utilizado na primeira compra.

A pessoa que recebe o torpedo provavelmente vai utilizar o serviço para aproveitar o desconto, e gostando dele, torna-se cliente mesmo sem outro cupom, é um exemplo de vendas com sms indiretamente.

  • Cobrança

Essa é uma outra estratégia que está sendo utilizada e também tem grandes conversões. As empresas que costumavam ligar ou mandar cartas aos seus devedores tem se posicionado de forma diferente procurando visualizar a experiencia do usuario. Existem muitas pessoas que tem dívidas mas ficam irritadas em receber ligações e acabam não negociando.

Um simples texto como ‘’temos uma proposta única para retirar o registro de seu nome, responda esse SMS’’ tem se mostrado bastante eficiente! Com uma boa proposta a dívida pode ser paga facilmente e a negociação realizada de forma prática e rápida.

  • Eventos e datas comemorativas

Já pensou em utilizar datas comemorativas como oportunidade de negócio? Que tal aproveitar o natal, por exemplo, e convidar seus clientes para visitarem sua loja? ‘ Já estamos no clima de natal, venha conferir nossos produtos e novidades!’’.Essa estratégia não é nada invasiva e pode ser muito eficaz, já que a empresa não oferece descontos, nem cobra o cliente, apenas o chama para visitar sua loja ou site, aguçando a curiosidade do destinatário.

Uma boa dica para esse tipo de SMS ter bons resultados é mostrar seus diferenciais na mensagem. Utilizar um pouco de humor também pode ser muito convidativo!

E como conseguir os números do meu público alvo?

Existem várias formas de se conseguir números. Uma prática que não recomendamos é comprar listas. Além de poder “queimar o filme” de sua empresa, fazendo com que ela não seja bem vista por aqueles que recebem os disparos sem terem autorizado o uso de seu número, muitas vezes as listas compradas possuem muitos dados inválidos ou pouco qualificados para o seu tipo de serviço.

Existem muitas maneiras e métodos limpos para captação de  contatos. Veja algumas delas:

  • Adicionando um campo de cadastro no seu site: Você pode oferecer algo como um cupom ou um ebook para a pessoa que cadastrar.
  • Fazer cadastros pessoalmente: Você pode promover seu produto em alguma feira, shopping ou evento. Realizando uma promoção e oferecendo descontos  é possível conseguir números de pessoas super interessadas.
  • Use as redes sociais: Informe a todos que você oferece promoções exclusivas por SMS!
  • Não tema o tamanho reduzido da mensagem: Já foi comprovado que mensagens menores causam um impacto mais positivo! E além do mais o SMS comparado ao email marketing tem mais que o dobro de taxas de abertura e resposta.

As boas práticas do uso de sms em vendas:

Os disparos de SMS assim como qualquer outra estratégia de marketing possuem mais resultados quando utilizados em conjunto com outras ferramentas. Pense em seu planejamento de marketing como um todo!

É importante ficar atento à frequência e também aos horários que sua empresa irá realizar os envios, mensagens muito recorrentes ou em horários inconvenientes ficam chatas e podem trazer resultados contrários do esperado.

Lembre-se também de não dificultar o descadastramento da lista, é melhor perder um contato que não tinha interesse do que vê-lo reclamando sobre sua empresa. Se ele puder cancelar esse tipo de cadastro com facilidade, se sentirá respeitado e terá em mente sempre uma boa imagem a seu respeito.

Enviando SMS entre 9 da manhã e 9 da noite o tempo de abertura é em média 3 minutos, o que é muito bom comparada a outros métodos e com isso consegue ser bastante viável para, por exemplo, ‘’promoções relâmpago’’.

Para enviar as mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo você pode utilizar um bom software que possui a funcionalidade de realizar disparos programados de sms! Assim você consegue programar mensagens automáticas e em datas específicas, otimizando as suas estratégia de marketing e economizando tempo!

Se você seguir essas dicas com  atenção e conseguir executá-las, conseguirá que o SMS se torne uma ferramenta extremamente eficaz para impulsionar suas estratégias de vendas  e atingindo um grande alcance! E você, tem alguma ideia para a utilização do SMS como estratégia de vendas? Compartilhe comigo nos comentários!

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