A administração em si, diz respeito a como e para quais fins os recursos são utilizados. Recursos estes que podem ser tanto os materiais quanto os humanos. Mas e a administração educacional, como ela se configura?
É importante ressaltar que a administração acompanha as demandas da sociedade. No contexto educacional não é diferente, ela tende a ir de acordo com as inclinações do momento pelos quais a educação passa, e isso inclui as inovações tecnológicas e as demandas sociais, entre diversos outros fatores. Nas instituições de ensino à distância não é diferente.
Por isso é tão importante contextualizar o surgimento desse campo de estudo e de organização administrativa. É o que iremos explicar no post de hoje.
Histórico social e acadêmico
Historicamente, a função administrativa surge com o desenvolvimento industrial. A nova divisão do trabalho passa a exigir um controle maior da produtividade e dos processos produtivos, assim como dos trabalhadores. Dessa maneira, a noção de administração escolar se manifesta ligada à teoria geral da administração. A primeira pode até mesmo ser considerada uma extensão da segunda, porém com preocupações mais direcionadas e específicas.
Segundo a pesquisadora Durlei Maria Bernardon Rebelatto, uma noção maior de administração educacional surge no Brasil a partir de 1930, já que passa a haver uma valorização maior do ensino. A pesquisadora relata que nos períodos do Império e da Primeira República não há registros de uma estrutura capaz de suprir as necessidades de planejamento e direção das escola, que até então eram muito poucas e voltadas para a elite. Essa mudança de pensamento aparece quando a educação se torna mais abrangente, buscando atender mais pessoas.
Mas e na prática, como funciona?
Na administração educacional, a figura do diretor é associada ao papel de identificar e difundir as tarefas organizacionais da instituição de ensino. Porém esse papel não se reduz a um simples “gerencialismo”. Os processos são feitos com base em muita observação crítica e análitica que passa por investigações sociais, pedagógicas, etc.
Um dos princípios da administração educacional é fazer com que os desafios sejam pensados de maneira conjunta entre os gestores e professores. Nesse tipo de gestão, pensa-se mais em perspectivas de trabalho em equipe do que em ações fragmentadas e hierarquizadas dos processos educacionais.
Para a psicóloga e educadora Márcia Rosiello Zenker, o sistema educacional envolve, entre outras coisas, estrutura, indivíduo, cultura e clima organizacionais, poder e política. As instituições de ensino precisam ser encaradas com um sistema, e não como partes independentes. Só assim é possível melhorar a tomada de decisões estratégicas nos processos de ensino e aprendizagem.
Outro papel muito importante do trabalho de um gestor educacional é investir no bom relacionamento com professores, alunos, colaboradores e de toda a comunidade escolar, para que todos sejam capazes e aptos de participar da tomada de decisões institucionais.
Uma parte relevante da administração educacional é de fazer uma mediação entre os interesses das instâncias superiores e os dos subordinados, que não raramente costumam entrar em conflito, cabendo ao diretor ser peça coringa nessas interseções, pensando nas melhores formas de resolver esses embates.
Entendeu melhor do que se trata a administração educacional e porque é tão importante que as instituições de ensino a levem em consideração para poder garantir aos alunos um ótimo processo de aprendizagem?