Como montar um curso de aperfeiçoamento?

Formação e capacitação são palavras de ordem no mercado, em qualquer área! A sociedade de hoje exige que os indivíduos estejam cada vez mais dotados de informação e conhecimento para que desenvolvam as suas atividades e ainda consigam inovar no exercício delas.

É nesse momento que o setor de educação entra. Cursos básicos são importantes mas não são as únicas estratégias didáticas para se conseguir reconhecimento no mercado. Por isso, o blog post de hoje vai trazer dicas de como montar um curso de aperfeiçoamento, modalidade com demanda crescente. Vamos lá?

O que é um curso de aperfeiçoamento?

Os cursos de aperfeiçoamento tem um caráter profissional, com o objetivo de atualizar, complementar ou ampliar conhecimentos e competências em uma área de qualificação específica, visando melhorar o desempenho em ocupação para atender as exigências do mercado.

O MEC (Ministério da Educação) conceitua os cursos de aperfeiçoamento em seu portal:

“…cursos de aperfeiçoamento destinam-se a profissionais que estejam no exercício de uma determinada ocupação (correlacionada com a formação acadêmica de origem na graduação), que pode até não significar uma profissão, mas cargo ou função (Parecer CNE/CES nº 263/2006 e Parecer CNE/CES nº 254/2002)”.

O órgão ainda lembra da obrigação da carga horária mínima de 180 horas, e que para receber o certificado após a conclusão, o mesmo precisa ser emitido por uma instituição de ensino credenciada ao MEC.

Defina seu objetivo

É muito importante definir quais serão as metas que você pretende alcançar com o seu curso de aperfeiçoamento. Para isso, você deverá estipular uma série de questões relacionada ao planejamento, assim fica mais fácil de obter bons resultados.

Você pode seguir dois caminhos: comece determinando qual o tema do seu curso e depois procure entender o público interessado, ou faça o processo inverso. No primeiro, você irá trabalhar o assunto, montar a matriz curricular, e em seguida procurar os possíveis participantes das aulas.

Fazendo o método contrário, você irá buscar entender quais são as demandas do mercado. Sabendo disso, você vai construir o seu conteúdo a partir dos anseios que você conseguiu observar. Uma forma vai se adequar melhor a suas propostas, e independentemente da sua escolha, ambas maneiras exigem muita pesquisa.

Enquanto a seleção ocorre, é tarefa sua e de sua equipe pensar quais são os objetivos que esse curso pretende atingir. Eles vêm para atender questões mais gerais de mercado? Ou é voltado para um segmento ou organização específica?

Pesquisa de mercado

Você está oferecendo um serviço educacional, e como você irá montar um curso de aperfeiçoamento é muito importante fazer uma pesquisa de mercado, que deverá ser feita em dois vieses muito importantes.

O primeiro modo diz respeito aos seus concorrentes. Você terá que observar como as outras empresas do setor estão trabalhando o mesmo nicho. Qual o tema elas estão ofertando? Qual a modalidade: presencial ou a distância? Como funciona a metodologia utilizada nas aulas? E a política de preços, de que modo ela é ofertada?

Essas são algumas das questões que você deve fazer sobre as organizações que dividem a mesma fatia de mercado, e muito possivelmente, o mesmo público com você. A prática é importante para melhorar aqueles quesitos relacionados à gestão e ao seu posicionamento enquanto empresa.

Os cursos de aperfeiçoamento são muito voltados para as necessidades que as companhias possuem. Por isso, você também deve adotar outra prática de pesquisa. Procure as organizações e faça um diagnóstico dos maiores e mais recorrentes déficits de conhecimento que acometem seus funcionários. Só assim você conseguirá criar uma emenda capaz de atender essa carência.

Pesquisa com alunos

O curso que você planeja ofertar é de aperfeiçoamento, por isso, é muito provável que você também ofereça modalidades mais básicas em sua escola. Os alunos que fizeram essas aulas podem ser o seu público-alvo, por isso converse com eles.

Pergunte-os  quais são os conteúdos que eles sentem falta de aprender e que facilitariam a sua rotina profissional ou acadêmica. Eles são ótimos termômetros para descobrir tendências e identificar demandas que podem ser aplicadas ao seu conteúdo programático.

Isso vai enriquecer a ementa do seu curso e aproximar o seu negócio do sucesso. Quem tem uma grade mais potente, com certeza, vai ter mais prestígio e por consequência mais inscrições.

Metodologia

Na hora de montar um curso, um dos passos mais importantes é desenvolver a metodologia a ser utilizada. Depois de conversar e pesquisar aspectos de mercado e ex-alunos, você pode fazer algumas inferências.

Como o conteúdo que você almeja transmitir será passado? É necessário pensar em uma estrutura que englobe os anseios de quem contrata, de quem vai estudar e do mercado. São três segmentos para manejar, com perspectivas, que por vezes, podem ser distintas. Essas circunstâncias tornam essa tarefa um pouco mais complicada, mas não impossível!

São vários fatores que devem ser levados em consideração, o primeiro é o custo. Esse é um fator determinante para quem contrata. Não adianta pensar em uma estrutura metodológica incrível se ela onera o valor do curso. Os gastos que você terá com a elaboração das aulas vão ser repassados ao seu cliente, por isso tenha a habilidade de identificar quanto esse público está disposto a desembolsar.

O segundo ponto de análise é em relação ao perfil de aprendizagem e disponibilidade. Esse curso é destinado a quem? Procure identificar quais são os métodos que melhor se adaptam aos alunos. Com a correria do dia-a-dia, nem todos estão com tempo disponível para atividades longas e presenciais. Por isso reflita: qual modalidade de educação é mais interessante para meus estudantes: presencial ou a distância?

Em um terceiro momento você irá desenvolver ações que possibilitem deixar o seu conteúdo mais atrativo e mais proveitoso. É preciso criar táticas que façam com que as disciplinas sejam de fato compreendidas. Quando essa hora chegar, você deve basear todas as suas decisões visando os outros critérios que foram previamente analisados.

Invista em uma plataforma de gestão de cursos

Ter uma empresa de cursos é uma atividade que demanda uma capacidade gerencial, só assim o negócio consegue dar frutos. São muitas as variáveis com as quais você terá que lidar. Se cada uma delas estiverem espalhadas em uma pasta em seu computador, divididas em diversas planilhas com informações confusas, o processo vai ficar bem complicado.

Como montar um curso de aperfeiçoamento com dados tão desencontrados? FIca difícil, não é mesmo? Para unificar essas referências e deixar o seu trabalho bem mais organizado, claro e eficiente você pode contar com os serviços de um sistema de gestão de cursos.

Esse tipo de plataforma oferece vários recursos que integram e otimizam a administração do seu negócio. Módulos de relacionamento com o cliente, marketing e metas são algumas das ferramentas que ela oferece. Não parece uma boa ideia? E de fato é! Por isso vamos citar algumas funções que vão te ajudar em seu gerenciamento! 

Banco de dados

Como vimos anteriormente, você vai precisar da ajuda de empresas e de ex-alunos na hora de montar o seu curso de aperfeiçoamento. Para que isso aconteça e você possa desenvolver a sua pesquisa o ideal é que sua empresa conte com um banco de dados.

Um sistema com toda a rede de contatos, que você conseguiu construir durante a sua trajetória, que possa ser acessado de onde e por quem você desejar é um recurso que vai incrementar todas as suas ações.

Ele te dá a possibilidade de inserir várias informações que vão facilitar o seu trabalho. Tanto no momento de ter acesso a esses indivíduos, quanto na hora de desenvolver atividades como o controle de inscrição de alunos.

Módulo marketing

Você quer vender um curso novo, mas para isso as pessoas tem que estar cientes de que a sua empresa o oferece. Quando for pensar nas estratégias de como montar um curso você não pode esquecer de pensar no marketing.

Na plataforma de gestão de cursos você poderá fazer disparos de email  e sms para sua lista de contatos. Assim eles vão conseguirão ficar sabendo quando uma nova turma se abre, quando um desconto é oferecido e etc.

Com o banco de dados potente que você irá construir com o auxílio do sistema, você poderá segmentar suas campanhas, com a finalidade de torná-las cada vez mais assertivas para que você atinja o objetivo de conseguir alunos.

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