As melhores estratégias de venda para usar em sua instituição

Como vender mais? Como fazer com que aquele sujeito se interesse pelo meu serviço? Como fazer com que ele decida continuar em minha instituição e contratar outros cursos ou treinamentos? Essas, com certeza, são algumas das dúvidas que te afligem, certo? Além de questionamentos, elas também são objetivos, e para te ajudar, selecionamos algumas estratégias de venda que farão sua instituição alçar voos cada vez mais altos.

Atenção ao consumidor

O foco sempre deve ser o consumidor. De nada adianta uma estratégia que se constrói a partir do que a empresa deseja falar sobre si. Muitas das vezes os interesses são distintos, e se for para tomar um partido, o ideal é que você escolha atender ao seu cliente.

Procure entender seu público-alvo, estudá-lo vai te ajudar a nortear suas ações com foco nas vendas. É necessário que você esteja preparado para dizer o que o cliente quer escutar, só assim é possível conquistá-lo e fazer dele um aluno de sua instituição.

Identifique o valor do seu serviço

Busque ter clareza dos diferenciais que o seu serviço oferece. Eles serão suas armas mais poderosas e irão sustentar as técnicas de vendas. O vendedor de sua instituição deve usar como argumento os pontos que você identificou com as chaves de valor que sua empresa oferece, assim a possibilidade de convencer um cliente se torna maior.

A partir de algumas perguntas, você estará pronto para atender qualquer dúvida que seu público possa vir a ter:

  • Quais são os benefícios do meu curso/treinamento?
  • Qual é o diferencial em relação aos concorrentes?
  • Como a contratação desse serviço pode mudar a vida daquela pessoa?

Estabeleça confiança

Para conseguir uma venda é preciso fazer com que o cliente confie em você. Faça isso de diversas formas. O primeiro passo é ser bem organizado, ter funcionários e informações bem alinhadas, essas atitudes demonstram a seriedade de sua instituição.

Outra forma é sempre seguir princípios éticos no relacionamento com o seu público. Jogue limpo, mentira tem perna curta, e só vai fazer com que a imagem da sua empresa fique manchada.

Mostre resultados positivos que sua empresa conquistou, coloque aquele prospecto em contato com pessoas que já utilizaram o seu serviço e estejam disponíveis a dar feedbacks. Documentos e outros aspectos que salientem a idoneidade de sua empresa devem estar à disposição daquele cliente, caso haja necessidade.

Criar uma urgência

Você não pode forçar o seu público a comprar seu serviço, essa não é uma das estratégia de venda recomendáveis. Mas dependendo do momento de compra em que ele se encontra, você pode acionar um gatilho que desperte nele o desejo/ decisão de compra.

Se você já percebeu um interesse por parte do cliente, você pode desenvolver estratégias que criem nele uma urgência. Por exemplo, você pode enviar um e-mail marketing com uma promoção do tipo “Só hoje! 20% de desconto no curso de Gestão de Pessoas”.

Essa ação funciona para quando a intenção de compra já está estabelecida, pois pode  fazer com que o sujeito pense: “poxa vida, esse curso/treinamento é muito bom, e com esse desconto, não posso marcar bobeira, preciso aproveitar!”

Identificar objeções

Objeção é diferente de rejeição. No processo de compra podem surgir alguns pontos que façam com que um sujeito não se torne seu cliente. Identificar esses aspectos é uma das técnicas de venda mais importantes para o seu negócio.  

Quando um cliente disser que não irá contratar o seu serviço, ao invés de tentar empurrar a todo custo o seu curso ou treinamento, tente descobrir o motivo que o leva a não querer fechar negócio com a sua empresa. Faça tabelas com os levantamentos feitos por você e sua equipe das objeções mais comuns. Mas não para por aí, você precisa seguir o próximo passo que iremos te contar a seguir.

Trabalhar objeções

Depois de identificadas, as objeções precisam ser trabalhadas, as duas estratégias de venda só funcionam juntas! Não questione seu cliente e deslegitime as suas dúvidas em relação ao seu negócio. Crie soluções para essas entraves e transforme um prospecto desistente em um cliente real.

Outbound marketing

Aqui sua empresa é ativa no processo de captação de clientes. Essa é uma das técnicas de venda que fazem com que sua instituição vá atrás de alunos. Mas para essa estratégia dar certo, você precisa ter sempre em mente o seu público-alvo, assim você só irá entrar em contato com quem interessa.

Inbound marketing

Essa é uma das estratégias de venda que está mais em voga na atualidade. Nela, os clientes chegam até a sua empresa, é o contrário do Outbound. Essas pessoas vêm através de conteúdos que você irá produzir, que os levarão a uma trajetória pelo funil de vendas. Para essa técnica, você precisa ter um blog com conteúdo otimizado para SEO, e além disso usar as redes sociais para ancorar essas postagens.

O Inbound Marketing está bombando, mas não faça como muitas empresas e desista das outras técnicas. Ela sozinha pode gerar vendas, mas se você mesclar com ações de outbound conseguirá colher mais frutos.

A.I.D.A

A A.I.D.A é uma das melhores estratégias de venda, além de muito antiga, o que prova que ela dá certo! A sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e nomeiam os quatro processos que um cliente precisa passar até a compra. Cada etapa só deve começar a ser efetivada depois da certeza de que a outra foi concluída. Cada ponto funciona da seguinte forma:

  • Atenção: ganhe atenção do seu cliente. Você pode fazer isso atendimento bem feito, cativando-o.
  • Interesse: nessa etapa o consumidor costuma perguntar características do seu serviço. Apresente o seu serviço e busque entender o que seu cliente pensa do assunto.
  • Desejo: apresente os benefícios do seu serviço de forma persuasiva!
  • Ação: dê as últimas informações sobre os processos de compra e se coloque à disposição para qualquer esclarecimento. Diante de objeções esteja pronto para contorná-las.

Spin Selling

SPIN é uma sigla em inglês para  Situation, Problem, Implication e Need Pay-Of. Elas dizem respeito às perguntas que precisam ser feitas durante o processo de vendas. Veremos a seguir em que tipo de ideias os questionamentos de cada etapa precisam se basear::

  • Situação (situation): o momento em que você entende o seu cliente, e descobre os motivos que o levaram chegar até você. Além disso, você vai perceber se ele de fato se encaixa em seu perfil.
  • Problema (problem): faça com que o cliente entenda as dores que o levaram até você.
  • Implicações (implication): saliente como o seu serviço pode impactar a vida do cliente.
  • Necessidade de solução (need pay-of): mostre como o serviço pode ajudar com as dores que ele já identificou.

Organização

Organização é uma das estratégias de venda que vão ser o alicerce de todas as outras que sua instituição adotar. Ela otimizará os processos e ainda fará com que seus clientes se sintam mais bem amparados e tenham mais confiança em sua empresa.

Um sistema de gestão para cursos e treinamentos pode te ajudar nessa tarefa, ele possui diversas funções como funil de vendas, gráficos e relatórios que estruturarão e garantirão estabilidade ao seu processo de venda.

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