Ignorar a potencialidade das inovações tecnológicas como aliadas dos professores e dos processos de ensino é um grande tiro no pé, já que elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos. Estes praticamente já nascem conectados, e exigir que eles abram mão do contato digital, mesmo no ambiente de ensino, é praticamente impossível.
Por isso, a grande tendência da educação não é proibir o uso de dispositivos eletrônicos e de ferramentas tecnológicas, mas sim fazer com que os professores sejam cada vez mais capacitados e aptos a utilizarem as tecnologias a seu favor de forma integrada. Confira as melhores ferramentas tecnológicas para professores que podem ajudar a melhorar a qualidade das aulas ofertadas por sua instituição de ensino.
Software de gestão
Softwares de gestão possuem boa capacidade de armazenamento, isso inclui a possibilidade de professores disponibilizarem todo o material de aula na plataforma. Hoje em dia há uma infinidade de livros online, sendo até mais fácil encontrar a maioria digitalmente.
No ClassControl, por exemplo, os professores podem criar uma agenda de compromissos dinâmica, que pode ser personalizada e compartilhada e integradas com outros membros da instituição de ensino e até mesmo com outras ferramentas. Leia mais sobre as vantagens de adotar a plataforma aqui.
Professores são capazes de centralizar todas as atividades avaliativas no sistema, podendo acessar esses materiais de qualquer dispositivo como celular ou tablet (você lerá mais sobre eles ainda neste texto).
Google ClassRoom
Essa é uma ferramenta gratuita do Google inteiramente voltada para a educação. Segundo o próprio Google, o ClassRoom foi desenvolvido de forma colaborativa com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os alunos. Quando o professor cria uma turma, também é criada uma pasta onde é possível ter subdivisões de acordo com o plano de aula.
A ferramenta do Google conta também com ferramentas do Drive como o editor de textos e planilhas. Neste ambiente as tarefas podem ser criadas, distribuídas e avaliadas no mesmo lugar, o que poupa bastante tempo dos professores.
Para os alunos, as atividades podem ser feitas e editadas e o professor tem liberdade para corrigir, fazer sugestões e dar feedbacks aos estudantes, que podem responder ou resolver assim que forem notificados.
Outra funcionalidade que fica a disposição de professores e de toda a turma e o Gmail, o que facilita bastante a comunicação entre todos. O Google ClassRoom tambeḿ pode ser integrado com outras ferramentas e aplicativos, facilitando a rotina de professores que tem que lidar com muitos dados e informações.
Programas antiplágio
Geralmente o trabalho de correção e avaliação de atividades escritas costuma ser um dos mais exaustivos para professores, principalmente se o número de alunos e o volume de atividades for muito alto. É uma ocupação que precisa ser bastante minuciosa, mas é comum que plágios e cópias passem despercebidas, ainda mais depois de muitas horas de trabalho.
No entanto, nos últimos anos foram desenvolvidas inúmeras ferramentas online que são capazes de identificar trechos copiados de outras obras. Basta que o professor digite o trecho na plataforma. Basicamente eles funcionam verificando a originalidade do texto, se ele já existe em algum lugar, indicando a fraude.
Esse tipo de ferramenta é muito útil principalmente na correção de trabalhos acadêmicos mais extensos como monografias, teses e dissertações. Mas também é bem vantajoso na avaliação de qualquer atividade escrita, como redações.
Celulares e tablets
Com eles os professores têm acesso à todas essas outras ferramentas. Os gadgets dispensam o uso de papel e de material impresso, o que facilita imensamente a vida de professores, que passam a não precisar mais carregar livros, cadernos, apostilas, folhas soltas, etc. Todo esse material pode se tornar muito volumoso e pesado e ainda pode se perder ou se deteriorar com muita facilidade.
Outra grande vantagem é que dependendo da atividade, ela pode ser avaliada e corrigida através do próprio aparelho. Se a plataforma em que a tarefa for armazenada e do lançamento de notas for a mesma ou forem sincronizadas, o professor economiza muito do seu tempo e os alunos logo tem acesso às suas notas e feedbacks.
Salientamos que a educação sempre ira acompanhar a tendencia tecnologica se quiser se manter sempre dinâmica e atualizada, e a tecnologia sempre está evoluindo. Isso quer dizer que estas mesmas ferramentas que sugerimos aqui estão sempre propensas a se atualizarem, apresentando novas funcionalidades, o que força os educadores a ficarem sempre alertas a essas mudanças e abertos a novas ideias, não parando nunca de estudarem e conhecerem novas alternativas.