O mercado educacional a distância é um nicho bastante competitivo. Para se manter bem nos negócios é preciso estar sempre garantindo um número satisfatório de matrículas. Mas como é possível captar mais alunos para seus cursos online?
A cada dia surgem mais e mais ofertas de cursos e só se destaca quem inova em suas estratégias. Este post está repleto de dicas de como você pode atrair novos compradores para seu produto. Vamos conferir?!
Conheça o mercado e o público
Este talvez seja o primeiro passo para que posso ser montada uma estratégia para captar mais alunos para seu curso online. Um conhecimento mais aprofundado tanto do mercado quanto do seu público determinará boa parte das ações que se seguem.
Procure saber o que seus concorrentes oferecem, quais são seus diferenciais, seus pontos fortes e fracos, como é o atendimento oferecido, etc. Com base nisso é possível medir seu próprio serviço e saber se é preciso melhorar.
Também é fundamental conhecer seu público. Entenda os anseios dos seus alunos e alunos em potencial para que seu produto seja apto de resolvê-los da melhor maneira. Faça isso através de questionários, eles vão te fornecer informações necessárias para traçar perfis dos seus compradores.
Conte com o marketing digital
Se o seu produto é online é obrigatório que ele esteja sendo divulgado digitalmente, pois é lá que se encontra o seu público. Use a internet e as redes sociais a seu favor!
Em primeiro lugar, é essencial ter um bom site e/ou blog, otimizado para SEO e com todas as informações sobre seus cursos e sua empresa. E sempre que possível produza conteúdos relevantes para o público, dessa forma você se torna autoridade no assunto.
O site ou blog funcionará como um instrumento de divulgação do seu produto e comunicação com a sua empresa, além de também ser um canal de inscrição e vendas dos seus cursos. Essa integração com certeza ajudará na captação de alunos.
Também é muito interessante criar e disponibilizar conteúdo informativo e de divulgação para mídias sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, etc. Saiba mais através deste post.
O marketing digital permite que você se posicione de formas que as ferramentas tradicionais não oferecem.
Com disparos de e-mail marketing e SMS, por exemplo, é possível não apenas segmentar as mensagens e direcioná-las a um público específico, personalizando o conteúdo e atingindo de forma mais assertiva o destinatário, como também mensurar os resultados e saber quantas pessoas receberam a mensagem, quantas visualizaram e e quais contatos clicaram em algum link disponível, por exemplo.
Todas essas ferramentas permitem que se crie uma maior proximidade com o seu público-alvo.
Invista em campanhas patrocinadas
Muitas vezes, focamos os nossos esforços de marketing em apenas um tipo de estratégia e nos esquecemos que é possível combinar diferentes mecanismos para alcançar os resultados desejados. Afinal, nem sempre é possível atingir todo o público-alvo de um serviço sem abraçar todas as formas de divulgação.
Por isso, além de estratégias de marketing já citadas aqui no blog como inbound marketing e envios de e-mail e sms, é importante reservar algum orçamento para a realização de anúncios pagos.
Utilizando o Facebook ads e o Google adwords é possível criar campanhas direcionadas, aumentando o tráfego de sua página e divulgando seus cursos e treinamentos para pessoas realmente interessadas.
Otimize o processo de matrícula
É fato que muitas pessoas desistem de efetuar a compra de um produto, especialmente cursos online, se o processo de matrícula é complicado. Muitas situações podem gerar gargalos que travam e dificultam esse procedimento. É preciso eliminá-los para conseguir captar mais alunos para seu curso online.
E se tratando de um produto digital, oferecido de maneira online, nada faz tanto sentido quanto fazer com que a compra e a matrícula possas ser realizadas totalmente do conforto do lar, seja por cartão de crédito, débito, boleto, transferência bancária, etc. Inscrições presenciais demandam o deslocamento físico e um tempo muito maior dos interessados, o que pode desmotivar a compra.
Voltamos a salientar a importância de um bom atendimento neste momento. O canal de suporte também deve estar sempre aberto e disponível e em pleno funcionamento, sempre apto a oferecer todas as informações para o público e tirar qualquer dúvida que possa surgir e receber problemas caso eles ocorram.
Invista no relacionamento com o aluno
Uma pessoa que comprou um curso uma vez e ficou satisfeito com o que lhe foi entregue tem muito mais chances de voltar a fechar negócio em outras oportunidades e comprar mais cursos. E mais do que isso, essa pessoa ainda pode indicar o serviço para seus contatos, ajudando a captar mais alunos para seu curso online.
É claro que a qualidade do curso deve ser impecável, mas outra maneira imprescindível de encantar os clientes é oferecendo um ótimo atendimento, se relacionando da melhor maneira possível. E isso deve acontecer desde antes da compra e perdurar por toda a experiência do comprador.
Certifique-se que todos os canais de comunicação estão sempre abertos para receber dúvidas, reclamações, comentários, sugestões, etc. Esteja sempre disponível a resolver problemas e a encontrar as melhores soluções para seus alunos e alunos em potencial.
Utilize as melhores práticas para o atendimento para mostrar que a sua instituição se importa.
Utilize uma boa plataforma EAD
A plataforma em que seus cursos serão exibidos é a porta de entrada de sua empresa. De nada adianta atrair mais alunos, investir em marketing educacional e não utilizar uma boa ferramenta para que seus clientes assistam às aulas.
Além de um aspecto visual agradável, é interessante que a plataforma EAD ofereça suporte para abrir fóruns de discussão para alunos e professores, realizar provas, compartilhar arquivos, acompanhar os alunos e etc.
Além do gerenciamento de videoaulas e todo o suporte necessário para a criação de fóruns e relacionamento do aluno, uma boa plataforma EAD também irá otimizar todos os processos relacionados à gestão de seus cursos, podendo te ajudar com todos os processos que envolvem a captação de novos alunos.
Utilizando um Funil de Vendas, por exemplo, é possível obter uma panorama sobre cada oportunidade que entra no seu sistema e tendo um controle muito maior sobre cada uma delas, para que ações possam ser tomadas.
Um sistema de gestão integrado à uma plataforma EAD também segmenta os contatos e oportunidades. Que tal identificar qual vendedor é o responsável e em qual estágio está o relacionamento com o cliente, permitindo que sejam criadas ações específicas que incentivem a finalização da compra? O NeritEduca permite que isso seja feito em um piscar de olhos!