Como criar um curso online: o passo a passo completo

Negócios online estão crescendo muito e se tornando um ótimo ramo para investimento. Com certeza esse cenário chamou a sua atenção e para que sua instituição não fique parada no tempo, fizemos um passo a passo de elaboração de cursos online. As dicas vão te ajudar muito a tornar o seu serviço relevante e diferenciado. Vamos lá?

Planejamento

O planejamento é a primeira etapa para criar um curso online e aqui vamos discutir alguns pontos essenciais  a fim de começar a pensar em seu negócio. É importante que o seu serviço esteja alinhado às perspectivas de mercado e do público. Para isso, você terá que analisar alguns segmentos, como veremos a seguir.

Análise de mercado

O seu curso precisa atender a uma série de demandas e algumas delas são as de mercado. Você terá de analisar quais são os pontos que precisam ser reforçados nos funcionários da área, para que você crie uma oportunidade de suprir essa necessidade através do conteúdo que tem a oferecer.

Análise da concorrência:

Em nosso passo a passo de elaboração de cursos online não poderíamos deixar a análise da concorrência de fora. Ela é um fator primordial para te ajudar a entender o mercado de educação online no qual você está inserido. Aqui é o momento de você perceber como as outras empresas trabalham a sua metodologia, sua divulgação e a gestão.

Análise do público-alvo

Você precisa observar alguns fatores no momento de traçar o seu público-alvo:

  • Perfil comportamental: quais são as necessidades dessas pessoas. Como elas se portam, do que elas gostam.
  • Rotina: como é o dia-a-dia do seu possível cliente? Essa é uma informação primordial para quando você for escolher a sua metodologia.
  • Aprendizado: que formato de conteúdo será mais proveitoso para esse estudante. Como posso desenvolver a minha metodologia de forma a propiciar uma melhor aprendizagem?
  • Renda: qual é a disponibilidade de capital a ser alocado pelo aluno para custear os gastos com o curso (se ele for o contratante do seu serviço).

Definindo o objetivo do seu curso

Se você já desenvolveu as variáveis do seu passo a passo de elaboração de cursos online, agora chegou o momento de definir quais serão as metas que você deseja alcançar com o seu serviço. As etapas anteriores são fundamentais para que essa seja bem estruturada. A partir do levantamento realizado, desenvolva os objetivos que pretende atingir com o seu curso.

Produção de conteúdo

Você já elaborou toda a parte de planejamento do seu curso, agora é a hora de pegar essas premissas e aplicar na construção de toda a metodologia que você irá utilizar no serviço  a ser oferecido. O próximo passo de elaboração de cursos online é a produção do conteúdo que será ministrado nas aulas.

Nessa etapa você vai pensar maneiras de trabalhar sua temática e deixá-la mais adequada aos objetivos que você traçou e às demandas provenientes do mercado e dos alunos. Vai trabalhar também quais serão as necessidades de pessoal e de ferramentas para produzir o seu curso.

Metodologia

Um das etapas de elaboração de cursos online passa por definir como serão as práticas didáticas que serão utilizadas no ambiente de aprendizado. Pensar na metodologia é se debruçar sobre questões que irão determinar como seu curso irá funcionar.

Didaticamente como acontecerá seu curso? Elabore qual será o método de trabalho que será pauta da conduta dos professores e/ou instrutores. Selecionamos alguns métodos que você poderá usar:

  • Dinâmicas de grupo;
  • Leituras;
  • Jogos;
  • Fóruns de discussão;
  • Atividades online;
  • Atividades presenciais;
  • Artigos;
  • Atividades práticas.

O percurso acadêmico que você resolver adotar deverá estar de acordo com as determinações do planejamento. Além disso, didaticamente falando, ele deverá fazer sentido para que o conteúdo seja mais forte.

Formato do material didático

Você e seus colaboradores terão que elaborar um material didático que dê suporte às práticas metodológicas que foram adotadas como forma de trabalho. Os temas e conteúdo presentes nele vão variar de acordo com o tipo de curso que sua empresa irá ofertar. Mas antes dessa questão ser pensada, outras coisas precisam ser discutidas, e nessas a gente pode te ajudar.

Plataforma

Para disponibilizar o seu curso na modalidade online você deverá pensar em um local onde essas aulas poderão ser realizadas. O ambiente de aprendizagem digital deve ser capaz de funcionar de acordo com as premissas que você determinou em sua metodologia.

Vamos imaginar que para a sua aula funcionar melhor você precisará ter momentos de discussão de alguns temas com os seus alunos. Então, para atender essa questão metodológica, você deverá contratar os serviços de uma plataforma que ofereça um espaço do tipo fórum.

Recomendamos que você faça um checklist: coloque  em uma coluna a metodologia que você irá utilizar, em outra o que será preciso ser feito para que ela aconteça. Escolha uma plataforma e pesquise quais são as funcionalidades que ela possui e confira se são as que de fato você precisa para que o seu curso aconteça. Você definirá qual irá utilizar depois de fazer essa análise.

Formatos

A educação online, através de uma boa plataforma e uma metodologia rica, permite uma grande possibilidade de formatos a serem trabalhados em aula. Vídeo, livros, áudios, aula ao vivo, fórum de discussões… Existem várias formas de atingir um objetivo educacional. Vamos apontar alguns e o que você precisará fazer para produzí-los.

  • Vídeos e aulas ao vivo: além de um professor ou instrutor, você precisará de trabalhar alguns elementos. O áudio e a iluminação tem que ser bem usadas para que o material fique mais compreensível e amigável ao aluno. No caso de vídeos, você também de alguém que possa fazer a edição desse conteúdo.
  • Apostilas e livros: se a sua instituição for produzir seus próprios e apostilas você terá de designar responsáveis em 2 áreas. Uma delas é a didática, um expert no assunto irá trabalhar em cima do conteúdo. Outro profissional é o designer, que será responsável por diagramar e finalizar seu material, seguindo princípios estéticos e de disposição para facilitar entendimento do que está proposto.
  • Atividades online: você precisará de uma plataforma EAD que ofereça a ferramentas de provas/formulários.
  • Fóruns: a plataforma EAD precisará de ceder um espaço para que essas discussões aconteçam, mediadas por um professor/instrutor.

Atenção: em todos os materiais que você disponibilizará ao alunos você terá de se certificar se eles estão respeitando a lei de direitos autorais. Trilhas sonoras, imagens e textos que podem vir a serem utilizados em seus recursos pedagógicos deverão estar referenciados de acordo com a norma, e alguns casos, você precisará adquirir licença (paga ou concedida) para utilizá-lo.

A sua equipe também deverá estar por dentro dos requisitos que tangem essas questões legais para que não surja nenhum tipo de problema! Esse é ponto muito importante e todos precisam estar alinhados visando essas adequações.

Instrutores e professores

Para fazer parte da sua equipe você precisa escolher pessoas competentes e que sejam grandes conhecedores dos temas da área. Mas isso você já deve saber! Existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de montar o seu time de professores e instrutores.

Eles precisam estar de acordo com as questões metodológicas que foram definidas por você, mais do que isso, eles devem responder às práticas que foram levantadas como estruturas de base das aulas.

Além disso, esses colaboradores deverão ter competência ao lidar com as ferramentas necessárias para que a aula aconteça de acordo com seus planos. Incluímos aqui o domínio da informática e da plataforma como critérios obrigatórios para conhecimento.

Divulgação

Você montou as suas aulas com o objetivo de que alunos se interessassem por elas e virassem seus clientes. Mas como eles vão ficar sabendo da grande oportunidade de frequentar o seu curso se você não avisá-los? O trabalho de divulgação é muito importante para que seu público-alvo fique ciente do serviço que você oferece. Todo esse esforço, se bem realizado, será convertido em vendas!

Vamos te apresentar algumas maneiras de se comunicar com o seu target, todas elas são interessantes e podem fazer parte da sua estratégia de marketing.

  • Email Marketing: Se trata de mensagens rápidas, com custo de  produção e envio baixos e ainda são ecológicos, porque não produzem nenhum tipo de lixo. Mas as maiores vantagens são os critérios de permissão (é o cliente quem te cede o próprio email) e a possibilidade de mensuração.
  • Site: é uma ferramenta essencial tanto para o marketing quanto para as vendas. É no seu endereço na internet que estarão concentradas todas as informações necessárias sobre a sua empresa.
  • SMS: Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 75% da população brasileira, a partir de dez anos de idade, possui telefone celular. Esse dado torna o esforço de vendas e marketing voltados para mobile uma oportunidade muito interessante.
  • Redes Sociais: As redes sociais estão sendo cada vez mais usadas pela população. Segundo a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, do Instituto ComScore, os brasileiros gastam 650 horas por mês navegando em sites como Facebook e Twitter. São ótimas ferramentas para te ajudar a captar alunos. 
    Peças gráficas

Gestão do curso

Essa uma parte muito importante no passo a passo de elaboração de cursos online e não deve ser ignorada. Para isso você pode contar com o auxílio de seus colaboradores. Delegar algumas tarefas é essencial para que o processo flua da melhor maneira possível. Outra coisa que você deverá fazer é manter a sua equipe integralizada, a fim de otimizar o processo gerencial. Nesse momento você pode contar com uma plataforma CRM.

Plataforma CRM

A plataforma CRM (sigla para Customer Relationship Manager, gestão de relacionamento com o cliente em português) é um sistema que vai unificar o gerenciamento da sua instituição e vai deixar a sua equipe em perfeita sintonia.

Ela conta com diversas funcionalidades divididas em alguns módulos como: administração, marketing, financeiro, relatórios e metas. Você pode cadastrar sua equipe para que ela tenha acesso apenas às informações que você autorizar. Vamos passar por alguns pontos do sistema que vão colaborar para a realização de suas atividades diárias.

Cadastro de turmas

Cadastre o seu curso e cadastre as turmas que você deseja abrir. Insira informações como o preço que será repassado aos alunos, as datas de início e término e a quantidade de vagas disponíveis. Fazendo isso você poderá acompanhar melhor qual é o grupo que mais trouxe benefícios para a sua instituição.

Inscrição de alunos

Os dados precisam ficar unificados, isso facilitará todo o seu processo de gestão, desde a venda até o marketing como veremos em seguida). Você poderá cadastrar seus alunos e fazer as inscrição dentro do sistema. Ainda dá para registrar cada ocorrência no processo de relacionamento, saiba quando ele entrou em contato, qual foi a demanda e se ele foi atendido e os caminhos que ele já traçou em sua instituição.

Marketing automatizado

Como vimos anteriormente, o marketing é primordial para que você consiga alcançar o seu objetivo de que as pessoas se matriculem em seu curso. A própria plataforma oferece a possibilidade de disparos de SMS e Email Marketing.

Você pode fazer isso de forma automatizada, ou seja, com algumas informações o próprio sistema realiza o envio para você sem ter a necessidade de que alguém vá até a plataforma e dispare as mensagens.

Por exemplo, você abriu uma turma de Oratória Online e conseguiu fechar uma turma que vai começar na próxima semana. Para que ninguém esqueça da data de início das aulas, você pode “pedir” ao sistema para que dispare emails faltando dois dias para começar o curso. Viu que interessante?

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