Como elaborar treinamentos para empresas?


Elaborar treinamentos para empresas é um tarefa que exige muito cuidado, pois, muitos fatores precisam ser observados e levados em conta. Para que nada passe despercebido vamos te dar algumas dicas para montar um programa de sucesso para organizações. Vamos lá?

O que é um treinamento? 

Treinamento é um processo de aprendizagem focado no preparo e desenvolvimento de uma pessoa para exercer determinada função ou atividade.

Segundo Idalberto Chiavenato, um grande teórico da administração e dos recursos humanos, “treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.” (CHIAVENATO, 1985).

Treinamentos para empresas devem visar entregar aos funcionários ferramentas para que eles se desenvolvam enquanto seres humanos e também aprimorem as  atividades desenvolvidas por eles no ambiente organizacional.

Eles funcionam como uma qualificação profissional que têm como objetivo melhorar a mão-de-obra utilizada na instituição. Programas como esse são de fundamental importância para o alinhamento de visão entre a empresa e os colaboradores e para fazer com que os processos sejam otimizados.

Tipos de treinamentos

Dependendo do objetivo, você pode escolher por um dos tipos de treinamentos para empresas. Eles têm funções específicas e cada um pode ser aplicado a alguma situação

Integração de novos colaboradores

Um funcionário recém chegado a empresa ou setor, não pode simplesmente ser colocado no ambiente de trabalho sem ter uma apresentação e  direcionamento.

Aqui, o objetivo é  integrar os novos colaboradores à rotina da empresa, sua missão, visão e valores e a cultura comportamental da organização. Esse também é o momento de familiarizar o novo funcionário com os outros membros da equipe

 Treinamento de habilidades técnicas

Esse é um dos tipo mais comuns de treinamentos para empresas. Sua funcionalidade é aprimorar os métodos de trabalho dos profissionais através do aprendizado de novas tecnologias e modelos organizacionais. Assim, eles serão capazes de desenvolver novas técnicas para otimizar os processos.

Treinamento de comunicação

Esse tipo de treinamento tem como finalidade trabalhar os aspectos de comunicação dos funcionários. Colaboradores que interagem de forma respeitosa e eficiente um com os outros fazem com que o ambiente de trabalho seja um espaço propício para atividades bem desenvolvidas e surgimentos de novas ideias.

Treinamento de liderança 

Líderes são figuras muito importantes nas organizações. Formar profissionais desse tipo aprimora os processos, aumenta o rendimento e garante uma equipe cada vez mais integrada.

Treinamento motivacional

Essa modalidade tem como foco, o desenvolvimento humano dos colaboradores através de ações de motivação, potencialização das habilidades e mudança de comportamentos.

Treinamento de habilidades 

Este treinamento busca desenvolver as habilidades e capacidades já existentes no colaborador. Ele irá dar toda autonomia necessária para que ele desenvolva suas atividades baseadas em sua competência, aumentando sua produtividade.

Treinamento para equipe de vendas

 Esse é um dos mais importantes treinamentos para empresas, ele busca desenvolver habilidades de vendas nos funcionários deste setor. Ele trabalhará para aprimorar algumas capacidades como as de comunicação, inteligência competitiva, planejamento, negociação, etc.

Esses são alguns do treinamentos para empresas que podem ser desenvolvidos com uma equipe em uma organização. Existem outros, e é importante que você observe quais são os objetivos e as necessidades latentes para escolher a opção que mais irá se adequar à realidade do cenário.

Qualquer um dos treinamentos pode ser presencial, online ou semipresencial (híbrido)

  • Presencial
    No treinamento feito de forma presencial, os colaboradores estão presentes no mesmo espaço físico. Isso exige uma adequação da rotina organizacional tanto da empresa quanto a dos funcionários.
  • Online
    Neste caso, o treinamento é que se adequa a data e horário disponíveis do aluno/funcionário visto que pode ser acessado de vários dispositivos, a qualquer momento, dependendo apenas de uma boa conexão com a internet.
  • Semipresencial
    Os treinamentos semipresenciais mesclam o ensino presencial e online formando um modelo híbrido de aprendizagem. Ideal para quem busca as inovações proporcionadas pela internet e ao mesmo tempo não quer perder o estilo mais tradicional dos treinamentos.

Benefícios

Treinamentos para empresas são de extrema importância para saúde organizacional e podem agregar uma série de benefícios. Veja que efeitos esse tipo de programa pode gerar:

  • Otimiza de processos;
  • Motiva equipes;
  • Aumenta a produtividade;
  • Aprimora o relacionamento interpessoal entre os funcionários;
  • Melhora a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Proporciona vantagem competitiva à empresa;
  • Cultura organizacional alinhada;
  • Diminuição do estresse;
  • Desenvolve habilidades e competências;
  • Otimiza o planejamento estratégico;
  • Promove mudanças de atitudes e comportamentos;
  • Eleva os níveis de qualidade;
  • Aumenta a eficiência dos processos;
  • Cria um ambiente propício para a inovação;
  • Melhora a imagem da empresa perante os stakeholders;
  • Aumento da autoconfiança dos funcionários.

Planejamento 

Para desenvolver treinamentos para empresas é preciso se planejar. Antes da elaboração, existem algumas questões que precisam ser levantadas para garantir o sucesso do programa que você irá desenvolver. 

Levantamento de necessidades

O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é fazer o levantamento das necessidades da organização para qual você deseja direcionar o seu programa. Essa ação é muito importante na elaboração de treinamentos para empresas, pois ela busca entender quais são as reais carências daquela instituição, com vista no diagnóstico do problema.

Algumas ferramentas podem ser usadas para a investigação das circunstâncias em que a organização se encontra: 

  • Observação da rotina;
  • A pesquisa de satisfação dos clientes  pode te ajudar a entender melhor como o serviço prestado é recebido pelos consumidores;
  • Conversas com outros setores da empresa;
  • Questionários;
  • Entrevista com os funcionários, entre outros.

Diagnóstico de problema

 Depois de levantar os aspectos que compõem o cenário da organização é o momento de se fazer o diagnóstico do problema. Tendo com parâmetro de análise as informações levantadas no ponto anterior, é a hora de definir qual é o problema da empresa e como o treinamento pode funcionar para ajudar a corrigir os erros que estão sendo cometidos. 

Momento da elaboração

Objetivos

Você precisa pensar nos objetivos que deseja alcançar com o treinamento. As necessidades que foram levantadas por você e o diagnóstico realizado servirão como base para definir quais serão suas metas.

Alguns objetivos podem ser voltados para um treinamento de produto ou serviço novo que chegou à empresa ou até um treinamento comportamental. Para qualquer um deles vale a pena produzir um plano de aula que o oriente no momento da execução 

Público-alvo

Ao definir seus objetivos você consegue determinar quais são os possíveis interessados em seu treinamento. Como elaborar um treinamento sem definir o público? Isso é impossível! 

Cada grupo exige uma abordagem e uma linguagem diferenciada, se adequar ao segmento com que você interage é um grande passo para obter sucesso em seu programa.

Seleção das prioridades e temas

A partir do objetivo e público-alvo traçados é momento de fazer uma seleção de temas que serão essenciais para. E atender as necessidades da empresa dentro de cada um deles é necessário levantar assuntos que irão ajudar a contemplar essas mesma questões, aprimorando o que irá ser ensinado.

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