Economia, meio ambiente e social. Essa combinação resulta em um conceito muito discutido nos últimos anos: sustentabilidade.
Muitas vezes confundido com um ideia simplesmente ecológica, é preciso entender que sustentabilidade tem um caráter sistêmico de responsabilidade social.
Um mercado com perspectiva de crescimento no Brasil, eventos sustentáveis tem cada vez mais se firmado como tendência entre organizadores.
Confira nossas dicas de como aplicar a sustentabilidade na hora de organizar seu evento.
Vantagens
Existem diversas vantagens associadas à práticas sustentáveis para seu evento, mas consideramos duas delas fundamentais:
Investir em produtos com apelo sustentável pode gerar economia a longo prazo
Um exemplo disso são os sistemas de iluminação econômica disponíveis no mercado. Apesar do valor de aquisição ser mais caro, elas consomem menos energia e tem uma durabilidade maior, uma escolha simples que pode gerar um impacto financeiro considerável ao longo do tempo.
Apelo sustentável ajuda a melhorar imagem do seu evento ou organização
A crescente preocupação com com a escassez de recursos naturais, e uma discussão mais ampla sobre meio ambiente, fez com que consumidores e instituições questionassem a maneira de consumo. Deixar explícitas suas ações melhoram a visibilidade e reputação da marca.
Práticas sustentáveis para seu evento
Antes de partirmos para as dicas, é necessário entender os “3 Rs” que vão nos guiar em toda prática sustentável: reduzir, reutilizar e reciclar.
Reduzir: Consumir apenas os produtos que temos a real necessidade. (Na maior parte das vezes haverá uma alternativa de consumo)
Reutilizar: reutilizar materiais para uma outra finalidade. Dar uma nova função.
Reciclar: Transformar em algo novo, nesse caso o material passa por um novo ciclo de produção.
Planejamento
Como qualquer ação de uma organização, tudo começa pelo planejamento. Tente aplicar ações sustentáveis em cada etapa das tomadas de decisão. Isso vai ajudar a encontrar a melhor maneira de aplicar o conceito a seu evento.
É importante lembrar que muitas vezes investir em produtos e serviços sustentáveis em um primeiro momento normalmente tem um custo mais elevado, mas a longo prazo podem valer o investimento. Por isso é importante pesquisar o melhor custo-benefício entre os fornecedores. Aprenda como reduzir os custos de seu evento.
Economize
Outro ponto importante é economizar, afinal, não basta ser ecologicamente correto, socialmente justo, é fundamental ser economicamente viável.
Desde as reuniões de planejamento até o fim do evento é preciso economizar a medida do possível, reutilize água para lavar pisos e automóveis, para conscientizar seu público, coloque avisos nos banheiros, bebedouros e torneiras (é preciso que seus clientes, público, fornecedores, entendam e comprem a ideia).
Evite usar papel e descartáveis
Desde o começo evite o uso de papel, use a tecnologia a seu favor e a favor do planeta. Priorize a comunicação por e-mail, flyers digitais, utilize as redes sociais.
Uma das melhores maneiras de evitar o uso de papel é fazer a venda de ingressos online. Existem diversas plataformas no mercado, escolha a mais adequada a seu evento.
Caso seja estritamente necessário o uso, escolha papel reciclado.
Aposente os copos, talheres, pratos descartáveis, invista em materiais duráveis.
Uma dica para valer mais o seu investimento é colocar sua logo, ou arte do evento nesses materiais, que ao final seu público leva para casa e funciona como publicidade.
Também já existe no mercado, materiais que são biodegradáveis, ou seja, que podem ser destruídos por um agente biológico.
Coleta seletiva em seu evento
É impossível não produzir resíduos, um local onde se reúnem várias pessoas, sempre terá descarte, um alternativa para minimizar a produção e o impacto do lixo gerado em seu evento é a coleta seletiva.
Invista em lixeiras que separam o material descartado em: úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. Isso possibilita e facilita o trabalho de triagem de materiais recicláveis.
Pilhas, baterias, componentes eletrônicos devem ter descarte próprio, esses materiais podem conter metais pesados, que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana.
Escolha fornecedores e parceiros sustentáveis
Seria uma incoerência defender uma causa, tentar diminuir o impacto ambiental em seu evento, ao mesmo tempo que seus fornecedores e parceiros não se preocupam com isso.
Os fornecedores devem saber exatamente sua escolha por um evento sustentável, por isso sempre que possível procure parceiros que também trabalham sob o conceito de sustentabilidade. Além de estarem alinhados em pensamento, isso facilita fechamento de negócios futuros.
Muitos eventos podem ser feitos em coworkings, espaços colaborativos de trabalho, reuniões e palestras. Muitos desses lugares já estão por dentro das práticas sustentáveis, o que facilitaria muito no momento da escolha do local do evento.
Saiba mais sobre esses espaços em no post sobre Coworking.
Catadores de materiais reciclados
Agentes importantes na reciclagem e reutilização de resíduos, que apesar da maioria das vezes trabalharem em situações precárias, exercem uma atividade fundamental. Após o evento você pode destinar materiais para cooperativas de catadores, local apropriado, que além de dar a destinação correta ao lixo, oferece uma alternativa de trabalho justo. ações sustentáveis como essa evidenciam o caráter sócio-econômico de seu evento.
Marketing Verde
Produzir um evento sustentável exige esforço e investimento para que que sua festa, reunião, congresso, entre outros, seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Por isso é importante que você aplique as ações sustentáveis em sua estratégia de marketing. Posicione-se, verbalize, e deixe claro que seu evento tem viés sustentável.
Procure conhecer e aplicar o conceito de marketing verde, seu investimento merece ser recompensado, associe a imagem de seu evento à boas práticas ambientais, econômicas e sociais.
Seja coerente!
Não adianta falar sobre sustentabilidade, aplicar o marketing verde, coloca selo de empresa ambientalmente correta e não ter atitudes sustentáveis condizentes ao que a organização prega.
Greenwashing ou lavagem verde é o termo que define essa prática, que visa levar o seu público a acreditar que seu produto, serviço ou evento, adotam práticas sustentáveis, mas na verdade suas ações não condizem com sustentabilidade.
Ao decidir produzir um evento sustentável, você assume uma postura perante a sociedade, com a responsabilidade de gerar impacto ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.