Como vender palestras para empresas em tempos de crise?

Como vender palestras para empresas no cenário econômico no qual nós nos encontramos atualmente? Com a crise do coronavírus, pode até parecer uma tarefa impossível, mas não é. Com um pouco de esforço e foco você consegue chegar ao seu objetivo. Para que tudo dê certo separamos algumas orientações para te guiar nesse processo. Vamos lá?

Pesquise o mercado em que deseja se inserir

Antes de mais nada, você precisa pesquisar o seu mercado. É importante identificar quais são as práticas adotadas no setor, assim você pode estabelecer o que seria ou não uma boa conduta para a sua empresa.

Busque compreender qual é a temática das palestras, como elas são divulgadas e quem as contrata. A partir dessa análise monte sua estratégia e defina quais são os seus diferenciais e posicionamento no setor.

Pesquise o mercado para o qual seu serviço será direcionado

Em tempos de crise o seu serviço precisa ser cada vez mais relevante. Primeiro, você deve selecionar o setor com o qual gostaria de trabalhar. E a partir disso, fazer um diagnóstico do mercado. Identifique as demandas, as carências do produto ou serviço que eles oferecem e também os pontos fortes e os que devem ser aprimorados pelos funcionários daquela área, etc.

Com esses dados em mãos, você conseguirá montar um conteúdo que se adeque mais às perspectivas do mercado que você selecionou. Entender as minúcias das dores de seu cliente e criar sua palestra visando essas questões tornará sua empresa cada vez mais poderosa.

Monte sua palestra

Não adianta chegar só com uma ideia na cabeça e tentar vendê-la. Estamos falando de ambientes corporativos, que unidos ao cenário de crise financeira, exigem uma postura pautada em ações concretas. Por isso, você deve ter algo para apresentar quando for contactar os responsáveis pela contratação do seu serviço.

Monte a sua palestra e destaque os pontos importantes do seu conteúdo. Não se esqueça de mostrar o quanto o que foi preparado é relevante para aquela empresa, sempre voltando a conversa para os resultados que ela pode trazer.

Imagem pessoal

O palestrante é o cartão de visitas da empresa. A imagem pessoal desse profissional deve ser bem trabalhada. Ele deve ser conhecido por sua expertise e influência que ele possui na área.

Contudo, essas características não se conquistam da noite para o dia. É preciso muito trabalho para se chegar a esse patamar. Além de palestras é aconselhável que esse profissional produza outros materiais como vídeos e artigos, que mostrem o domínio que ele possui sobre o assunto. Essas táticas, se bem trabalhadas, culminarão em reconhecimento e prestígio.

Divulgação

Para uma palestra ser contratada por uma empresa, antes de tudo, é necessário que ela fique sabendo da existência dela e que exista um lugar onde as informações possam ser facilmente adquiridas.

Uma forma de fazer isso é trabalhando a imagem do palestrante, como vimos na seção anterior. Mas já que estamos lidando com capacitação é muito interessante que você busque oferecer conteúdo sobre a área.

Ebooks e posts em blogs são ótimas formas de se tornar referência. Escreva sobre assuntos que você domina e publique. Para ajudar na tarefa de ser encontrado é bom que você utilize outras estratégias como o e-mail marketing, o SMS e as redes sociais. Elas vão servir de ancoragem para as produções mais ricas e volumosas que você fizer.

Invista no digital

Já pensou que transformar a sua palestra presencial em uma online pode ser uma boa? Como vender palestra para empresas em tempos de crise é o objetivo, com essa ação você consegue reduzir seus custos e, assim, o preço repassado ao seu cliente vai ser menor.

Sem contar que isso faria com que você pudesse ter mais clientes ao mesmo tempo, sem precisar ficar fazendo retoques no conteúdo ou viver viajando. Através de um plataforma EAD você pode disponibilizar seus vídeos que poderão ser assistidos por quem tiver o acesso permitido.

Não foque a venda em preço, mas no valor

Em tempos de crise, apesar do capital ser restrito, uma demanda por aprimoramento é criada, pois, só dessa maneira, é possível se destacar em um mercado que se encontra em contexto desfavorável.

Como vender palestras para empresas inseridas nesse cenário? Parece uma pergunta muito difícil de ser respondida. Porém, apesar de ser uma atividade complicada, ela pode ser desenvolvida com mais clareza se focada na transmissão de valores.

Não podemos negar: o argumento de preço é um artifício muito encantador para quem contrata um serviço. A sua palestra pode ser gratuita, mas se ela não for relevante para aquela empresa, ainda assim você não será convidado para falar. Pense em funcionários que trabalham no chão-de-fábrica como ouvinte de uma exposição sobre métricas para o marketing. Não faz nenhum sentido, não é mesmo?

Você não precisa abaixar os preços demais para conseguir efetivar uma venda. Basta mostrar para a empresa o quanto o seu conteúdo pode trazer melhorias para a performance dos funcionários, e que futuramente esse investimento será revertido em crescimento, seja em produtividade ou em relação ao lucro.

Saiba com quem vai falar

Para quem você irá apresentar o seu serviço? Essa é uma pergunta muito importante, pois vai definir a forma que você irá utilizar na sua abordagem. O setor comercial tem um interesse, o de Recursos Humanos e do Gestão têm outros, portanto, use uma linguagem adequada para o seu receptor.

Aqui, o que está em pauta não são só as questões relacionadas à norma culta da língua ou as apropriações dos jargões da área. Se preocupe também em salientar os pontos que saltam os olhos do seu ouvinte. Se ele for do RH, por exemplo, assuntos relacionados à subjetividade do funcionário vão ser levados mais em conta na hora da tomada de decisão.

Use uma plataforma CRM

A nossa última dica pode te ajudar a realizar as outras orientações que demos nesse post. O uso de uma plataforma CRM faz com que as suas informações estejam armazenadas e interligadas através do mesmo espaço, tornando o processo de gestão bem mais eficaz.

Ela possui uma funcionalidade que permite a efetivação das vendas através da própria plataforma, que serão lançadas em um painel onde essas transações ficarão explicitadas. Você pode utilizar esse sistema para diversas tarefas.

Aqui no post sugerimos o uso de um sistema EAD e a utilização de SMS e email marketing em sua estratégia de divulgação, está lembrado? Uma plataforma CRM, dentre outras funções, pode te ajudar a concluir essas atividades com êxito!

No post de hoje te demos dicas de como vender palestras online em tempos de crise. Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba tudo que postamos em primeira mão. Até a próxima!

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