A procura por serviços de coaching e coworking tem crescido muito nos últimos anos.
Os coaches vivenciam essa expansão graças à eficiência e os bons resultados dos métodos empregados. Já o coworking atua como uma nova tendência e alternativa para negócios, que altera toda a estrutura de ambiente de trabalho e tem sido a opção de muitos empreendedores por oferecer inúmeras vantagens.
Apostar na união desses dois nichos, pode ser muito vantajoso! O texto de hoje, além de apresentar as vantagens do coworking para coaching e treinamentos, explica como ele pode ser útil tanto para os profissionais quanto para seus clientes.
Antes de mais nada vamos explicar um pouco melhor o que significam essas duas palavras que indicam inclinações super inovadoras e modernas para o mercado de trabalho: coworking e coaching.
Coworking: o que é e como funciona?
O conceito de coworking surgiu nos Estados Unidos e baseia-se na ideia de um espaço de trabalho em escritórios ou salas compartilhados. O empreendedor que opta por um cowork paga uma taxa mensal que depende do tamanho de sua empresa e o número de funcionários.
Esse tipo de negócio está em plena ascensão no momento. E os número só confirmam isso. Segundo o Censo Coworking Brasil, realizado pelo Coworking Brasil em parceria com a Movebla e a Ekonomio, o aumento no número de coworkings no país foi de 52% de 2015 para 2016, e 114% de 2016 para 2017
O coworking não conta apenas com o espaço, mas também com uma série de serviços: internet de qualidade, motoboy, recepção de correspondência, sistema de recados, endereço postal, etc., tudo é oferecido pelo local.
Espaços compartilhado de trabalho são muito procurados por startups, por exemplo, já que esse tipo de empreendimento tende a surgir de ideias inovadoras e novos modelos de negócios.
Mas praticamente todas as áreas só tem a se beneficiar ao aderir aos coworking, já que eles geralmente oferecem diferentes tipos de estruturas, podendo se moldar ao que é demandado e atendendo às necessidades de todos os profissionais dos mais variados ramos.
Sobre coaching
O profissional que atua nessa área, trabalha com a metodologia coaching enquanto instrutor ou treinador. O cliente ou aluno é chamado de coachee. O número de sessões ou encontros, assim como a duração e formato, são combinadas entre coach e coachee, analisando o que é mais adequado para cada caso.
O trabalho de um coach envolve técnicas e processos voltados para a evolução tanto pessoal quanto profissional de pessoas. Existem coaches para as mais diversas áreas e objetivos pretendidos, como pessoal, profissional, social, familiar, espiritual, financeiro.
O profissional e o cliente entram em um consenso sobre as metas que precisam ser atingidas e sobre as melhores estratégias que serão traçadas para chegar lá. O profissional precisa estar sempre de olho em em todas as tendências e se envolver com diferentes áreas do conhecimento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, coaching também diz respeito à:
- A arte de aumentar a performance dos outros.
- O processo de evocar excelência nas pessoas.
- Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.
- O processo que potencializa o poder pessoal.
- O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.
- Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.
O coach pode ajudar a organizar e estabelecer prioridades e percursos enfatizando e trabalhando qualidades úteis para alcançar o propósito estipulado além de oferecer treinamentos que visam melhorar e desenvolver as habilidades necessárias.
Coworking e coaching juntos: quais as vantagens
Uma das principais vantagens de utilizar o coworking em coaching e treinamentos, sem sombra de dúvidas, é a financeira. O pagamento da mensalidade não é como o de um aluguel. É facilitado porque requer bem menos burocracia e o preço tende a ser muito mais atrativo, especialmente para quem está começando a empreender, muitas vezes sem muitos recursos para investir.
Como o espaço de trabalho é compartilhado, existe a divisão de gastos e contas relacionadas à manutenção, reparo e infraestrutura, tais como luz, IPTU, água, telefone, internet, etc . Isso reduz imensamente as despesas.
A minimização da preocupação com infraestrutura, manutenção e limpeza vai muito além de dispensar grande parte dos gastos. Os espaços de coworking geralmente já são planejados e estruturados contando com salas específicas para reuniões ou para treinamento e muitas vezes até para atividades mais descontraídas que se diferenciam entre si conforme a finalidade.
O profissional que não precisa ponderar muito sobre esse detalhe tem mais liberdade e tempo para se preocupar com o que realmente importa: a qualidade de seu trabalho e a satisfação de seus clientes.
O ambiente é mais neutro do que a casa do coach ou do cliente, o que tende a deixar ambos mais confortáveis e oferece bem menos distrações. O uso de uma sala também transmite muito mais profissionalismo, algo que quem atende e home office ou a domicílio geralmente tem mais dificuldade para garantir. Um local muito bem organizado, estruturado e corporativo passa uma mensagem de profissionalismo muito mais forte.
O networking é favorecido, já que o ambiente compartilhado acaba se tornando um espaço muito rico e permite o contato com vários outros profissionais, mesmo os de outras áreas, estimulando a troca de ideias. A formação de parcerias entre marcas, empresas, empreendedores, etc., também é beneficiada pelo dinamismo do ambiente.