O aprendizado online está se tornando a nova realidade para muitas pessoas ao redor do mundo, e as aulas de música certamente não são diferentes. O que antes era feito sentados juntos pessoalmente, agora precisa ser feito por meio de videoconferência, planejamento e muita instrução verbal.
Há muitos benefícios que os professores de música recebem ao expandir sua escola online, mas também há mudanças significativas que precisam ser abordadas. Neste artigo, examinaremos as principais diferenças que devem ser consideradas ao mover aulas de música virtuais.
Aulas de música online x presenciais
Existem benefícios e limitações quando se trata de ensinar música online. Indiscutivelmente, o maior atrativo para os professores de música mudarem sua prática virtualmente é a conveniência e flexibilidade em termos de agendamento, horário de trabalho e localização.
Como os professores não estão mais restritos aos alunos locais, eles podem encontrar clientes de todo o mundo, facilitando a escolha de quais horas ensinar.
Como os alunos locais não são mais o mercado-alvo, os professores de música podem economizar nos custos de transporte e no tempo que poderiam ser usados para atender mais alunos.
Uma das vantagens de realizar aulas de música presenciais é a capacidade de corrigir fisicamente a postura corporal, a posição das mãos e a técnica em tempo real. Embora muitos professores de música tenham achado que o aumento da instrução verbal também funciona, às vezes isso vem com alguma frustração quando há problemas de tecnologia atrapalhando a aula.
As dificuldades tecnológicas são provavelmente a limitação mais comum e conhecida para qualquer aula ou aula online. Às vezes, o atraso e a latência na transmissão de vídeo, juntamente com a Internet defeituosa, podem ser irritantes e demorados para todos os usuários envolvidos.
Felizmente, com alguma consideração e planejamento, esses problemas podem ser evitados ou mitigados completamente.
Principais considerações ao ensinar on-line
Abaixo estão algumas das considerações mais comuns a serem lembradas ao expandir seus negócios online.
1.Software
Uma das diferenças mais óbvias entre o ensino de música presencial e online é o meio real de instrução – o software. A videoconferência possibilita ainda estabelecer conexões com os alunos e orientá-los por meio de instruções verbais aprimoradas.
Entre os muitos softwares disponíveis para professores de música, há alguns que realmente se destacam. Muitos desses softwares têm versões gratuitas e pagas, portanto, dependendo das necessidades de negócios e das considerações de orçamento, escolha o que funcionaria melhor para você e seus alunos.
Skype
Vantagens
- Versátil – funciona em todos os dispositivos.
- Reputação de longa data, muitas pessoas já podem estar familiarizadas com o Skype.
- Capacidade de agendar chamadas com antecedência.
- Capacidade de gravar aulas para fácil reprodução.
Desvantagens
- Ambas as partes devem baixar o Skype e criar uma conta para usar.
- Requer que você adicione alunos como contatos antes de uma videochamada, tornando-a menos amigável e demorada.
Google Meetig
Vantagens
- Versátil – funciona em todos os dispositivos.
- Receba um link para acessar a aula.
- Capacidade de gravar aulas para fácil reprodução.
Desvantagens
- Disponível apenas se o instrutor tiver uma conta do Google.
Independentemente do software de vídeo que você escolher para sua escola de música, é importante ser adaptável às necessidades em constante mudança de seus alunos.
Pode haver momentos ao ensinar on-line que os alunos podem não conseguir acessar seu software preferido e podem precisar de uma alternativa como Facebook Messenger, Whatsapp ou mesmo Facetime (se você tiver um iPhone).
Além disso, é importante manter seu software atualizado para evitar possíveis atrasos ou falhas na tecnologia. Isso não apenas protege você de possíveis violações de segurança, mas a versão mais recente do software geralmente contém atualizações importantes, como correções de bugs e recursos adicionais.
Da mesma forma, ter uma excelente plataforma de videoaulas não significa muito se a sua internet doméstica estiver com baixo desempenho.
Antes de iniciar qualquer aula online, verifique novamente a velocidade da sua internet (você pode fazer isso aqui ) e se a sua conexão está estável. Tente posicionar sua configuração de estúdio em um local próximo ao seu roteador de internet ou até mesmo conecte-o via cabo ethernet para conectividade ideal.
2.Comercialização
Anunciar sua escola de música online é um pouco diferente do que quando feito pessoalmente. Uma das principais maneiras de atrair clientes em potencial seria através do boca a boca ou da publicidade impressa, que não é tão relevante se seu foco mudou globalmente.
Se você estava ensinando localmente, você pode ter alunos de longa data que ainda podem ser valiosos ao divulgar sua escola de música.
Desenvolvendo uma presença online
Administrar uma escola de música online significa desenvolver sua autoridade no ensino de seu instrumento. Agora, mais do que nunca, os clientes pesquisam cada vez mais produtos ou serviços antes de comprá-los. Eles estão procurando indicadores que sugiram que sua marca pessoal é profissional, polida e vale a pena perseguir.
Definir uma boa primeira impressão para potenciais clientes pode ser alcançado através do estabelecimento de uma presença online. Isso pode ser feito de várias maneiras, como por meio de mídias sociais, criação de conteúdo (como blogs, vídeos, manuais de instrução) e talvez até investindo em um site.
Criando um site
Embora não seja necessário, alguns professores de música online optam por criar seu próprio site para estabelecer melhor sua presença online. Existem muitas opções para construir um site que são gratuitos e pagos. O Wix é uma ótima opção gratuita para criar um site básico através de seus templates. Outras opções como o WordPress são pagas e permitem mais flexibilidade no design e integrações com o seu negócio.
Criação de conteúdo
A criação de conteúdo é algo que muitos professores de música presenciais nunca imaginariam ter que fazer, mas se tornou uma grande parte de uma experiência de ensino online.
Não é necessário criar postagens de blog e vídeos do youtube para ensinar on-line, mas vale a pena. Conteúdo de qualidade, especialmente quando atualizado com frequência, pode ser uma maneira de criar uma lista de assinantes de e-mail para gerar leads e aumentar a visibilidade geral do seu site nos mecanismos de pesquisa. Isso significa que seu site tem mais chances de ser visto por clientes em potencial.
Ser ativo nas redes sociais
Uma página de mídia social ativa é uma ótima maneira de anunciar suas aulas de música enquanto se envolve com clientes em potencial.
Em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, você pode publicar e compartilhar postagens com as quais seus alunos podem se relacionar, segmentar clientes em potencial com hashtags que aumentam o reconhecimento da sua marca. Além disso, se você optar por criar conteúdo como postagens de blog ou vídeos, a mídia social é uma ótima maneira de compartilhá-lo com um público maior.
3.Preços
O preço das aulas de música on-line é um pouco diferente do ensino presencial. Ensinar em sua cidade natal normalmente significa que você só precisa competir com os preços médios definidos com base na concorrência local e na disponibilidade de seu instrumento específico.
Agora que seu público-alvo pode ser encontrado em todo o mundo, seus concorrentes não são diferentes. Com um grupo de concorrentes maior visando o mesmo instrumento ou habilidades, os preços podem flutuar para se manterem competitivos, dificultando um pouco a definição de custos definitivos para seus serviços.
Descobrir quanto você deve cobrar pelas aulas on-line exige que você faça uma pesquisa de mercado sobre seus concorrentes. Você pode encontrá-los nos mesmos softwares de marketing da escola de música que você usa para anunciar seus próprios serviços.
Descubra o que essas pessoas cobram de seus clientes pesquisando nesses diretórios especificamente para o tipo de instrumento que você oferece e anote o que os outros cobram por aula. É importante ter em mente seu próprio nível de educação e experiência ao comparar com outros online.
4.Gestão de Negócios
As vantagens de mover aulas de música online são muitas. É por isso que tantos instrutores de música estão expandindo seus negócios para incluir aulas virtuais de alunos de todo o mundo.
No entanto, existem algumas grandes diferenças na logística do ensino on-line que precisam ser abordadas. Com algum planejamento e pesquisa de mercado, os professores de música podem garantir que a transição online seja bem-sucedida