Instituições de ensino, tanto de ensino presencial quanto à distância, que pretendem manter ou alcançar um bom nível funcional e de qualidade, devem estar atentas e se preocupar com questões que vão além da educação e dos resultados financeiros.
De nada adianta oferecer um ótimo ensino ou trabalhar visando apenas o lucro, e não pensar, por exemplo, no bom relacionamento entre os colaboradores, na administração do tempo, de recursos humanos e a comunicação.
Mas como é possível gerenciar tudo ao mesmo tempo? É aí que entra a gestão escolar!
O que é gestão escolar?
Apesar de ainda ser um conceito pouco ouvido e discutido, a gestão escolar diz respeito à uma série de práticas e qualidades que têm sido cada vez mais exigidas nas instituições de ensino. Essa noção engloba o gerenciamento de vários âmbitos e atividades que garantem os processos educacionais.
É importante deixar claro que gestão escolar é diferente de administração escolar ou acadêmica, pois sua preocupação é com todos os recursos, não só os materiais e financeiros, a fim de ofertar uma melhor experiência de aprendizagem.
O modelo educacional da gestão escolar se baseia em alguns pilares centrais. São eles:
Gestão Pedagógica
Aqui, a principal é a do diretor, a pessoa responsável pela aplicação de projetos e planos que visam o sucesso do maior bem de uma instituição de ensino: a educação. Para isso, é necessário organizar bem e determinar, em conjunto com outros profissionais, as linhas de atuação, os objetivos e metodologia de ensino de forma geral e específica, as metas e os conteúdos curriculares.
São pensadas as melhores estratégias de treinamento e motivação do corpo docente, ou seja, dos professores, tutores e monitores, garantido sempre a satisfação dessas figuras com o trabalho e o ambiente e a valorização desses profissionais, o que assegura a qualidade de suas aulas.
Também é essencial fomentar a motivação e o engajamento dos alunos para com os estudos.
Gestão Administrativa
Esse segundo pilar diz respeito à maneira que são geridos os recursos materiais, financeiros, físicos da instituição. É, portanto, a parte mais burocrática, já que quase todas as outras, de forma mais direta ou indireta, acabam passando por ela.
Os responsáveis por essa gestão devem se atentar para o uso do patrimônio, a infraestrutura do local ou plataforma
A parte institucional e até mesmo jurídica também fica à cargo desse pilar, como a legislação escolar, direitos e deveres e o cumprimento das normas e leis educacionais e serviços e atividades de secretaria, etc.
Gestão Financeira
A gestão financeira acaba fazendo parte das atividades da gestão administrativa, porém recebe uma atenção especial. Ela parte da responsabilidade de fazer com que a instituição alcance o sucesso nos negócios.
No entanto, para isso é necessário gerenciar uma série de aspectos e fazer com que as demandas de todos os setores sejam atendidas sem prejudicar uns aos outros. Para isso os responsáveis devem saber calcular todo o dinheiro que entra e os gastos tendo controle sobre o fluxo de caixa, controlar a inadimplência, fazer orçamentos, etc.
Gestão de Recursos Humanos:
Esse é o pilar que lida com o recurso mais valioso de qualquer instituição: as pessoas.
O objetivo é a harmonia entre os setores (e dentro deles) e toda a comunidade. Corpo discente e docente, pais, colaboradores, etc., todos aqueles envolvidos com a instituição.
É essa área a encarregada por pensar em treinamentos de capacitação e desenvolvimento dos profissionais. Sua preocupação é ainda mais intensa que a dos gestores administrativos na motivação e valorização da equipe docente.
Gestão da comunicação
Essa é a área de gestão que envolve, primeiramente, a comunicação que acontece internamente em uma instituição, entre os setores, por exemplo. Tendo em vista que muitos problemas surgem de uma certa falta de comunicação ou de uma “comunicação atravessada”, a Gestão de RH tem o papel de trabalhar nessas lacunas de diálogo, fazendo intervenções quando necessário.
A gestão da comunicação também precisa cuidar de manter informados os alunos e pais. Para isso devem ser criados canais de comunicação para esse fim, ontem essas pessoas tenham acesso facilitado à eventos, notas, comunicados, calendário, etc.
Gestão de tempo e eficiência
O último pilar é o que tem por princípio a busca pela melhora da produtividade e que os processos de todos os setores da instituição sejam eficientes. É necessário um trabalho de análise para apontar o que pode ser melhorado e como isso pode ser feito. Os responsáveis devem se perguntar como o tempo de trabalho pode ser otimizado.
Uma das formas pode ser pensar em como diminuir a burocracia dos processos, por exemplo, o que acaba economizando muito tempo e trabalho e até mesmo recursos materiais em alguns casos.
Quer começar? Use um software de gestão!
A gestão escolar necessita de um processo contínuo de planejamento para poder ser implementada e surtir o efeito desejado. Como envolve uma série de processos trabalhosos, mas um software de gestão pode ajudar de diversas formas.
Para começar, o controle financeiro é facilitado, já que os dados são organizados automaticamente e de maneira padronizada. As transações podem ser visualizadas de forma clara e os clientes podem pagar as contas através de boleto ou cartão de crédito, sendo possível verificar o status de cada um.
Além disso, o sistema envia alertas informados situações financeiras que sejam diferentes das esperadas e oferece uma agenda digital para otimizar o cumprimento dos compromisso. As agendas ainda podem ser sincronizadas, o que colabora com o trabalho em equipe.