Marketing de atração: estratégias para começar a adotar agora

O Marketing de Atração se dá através de uma série de ações que buscam atrair o seu público e fornecer conteúdo relevante. Diferente da publicidade tradicional, que é invasiva, o princípio dessa modalidade é estabelecer uma relação natural de parceria com seu possível cliente.

Essa pode ser uma opção que irá fazer com que você conquiste cada vez mais alunos para sua instituição. Separamos algumas dicas para te ajudar com o Marketing de Atração, acompanhe as estratégias que separamos para você!

O que é  Marketing de Atração

O Marketing de Atração, também chamado de Inbound Marketing, é uma estratégia que busca chamar atenção das pessoas. Ele se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico. E através dessa atividade, o que se visa, é conquistar a permissão para se comunicar com essas pessoas de forma direta.

Essas estratégias se apoiam em três pilares: marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca) e redes sociais. Ela é muito diferente da publicidade tradicional com a qual estamos acostumados.

Por exemplo, um programa TV do seu interesse é interrompido para dar lugar às propagandas, e você acaba assistindo aquela produção de forma involuntária. No marketing de atração o processo é inverso, o público voluntariamente vem atrás dos conteúdos que serão produzidos.

Quais conteúdos produzir?

O grande objetivo é produzir e divulgar conteúdos relevantes. Dentro do Inbound Marketing existem diversas maneiras de se alcançar essa meta. Veja algumas a seguir:

  • Publicação de posts em blog;
  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Webinars;
  • Podcasts;
  • Questionários;
  • Guest posting;
  • Social Bookmarking;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • E-mail marketing;
  • SEO;  
  • Conteúdo em Mídias Sociais.

As quatro ações do Marketing de Atração

Atração

De nada adianta várias pessoas acessarem o seu conteúdo, se elas não tiverem um perfil que esteja apto a se interessar pelo seu serviço. É imprescindível que você se atente muito ao público que você deseja atrair.

As pessoas certas são as que geraram de fato resultados para sua empresa, então é mais do que indicado que se trabalhe além da noção do público-alvo. Trabalhar o conceito de persona é o mais recomendado nesse caso.

Ao contrário da publicidade tradicional, que é de massa, o Marketing de Atração é bem mais segmentado. Por isso, é bom que você construa o perfil de um “cliente ideal” (ou perfis), com um nome, idade específica, atividades que desenvolve. Se aprofunde em critérios subjetivos e psicológicos, isso irá te ajudar a criar um conteúdo cada vez mais voltado a atender os interesses de seu público.

Para conseguir atrair de forma qualificada, você deve investir em alguns pontos:

  • Blog: o Inbound, quase sempre, começa com ele. Crie um conteúdo educacional que atraia seus potenciais clientes;
  • Mídias sociais: ancora as postagens do seu blog e te dar a oportunidade de interagir com o seu público.
  • SEO: usar palavras-chave interessantes e que façam parte da intenção de busca dos usuário de sites como o Google, Yahoo! e o Bing. Assim, eles de forma orgânica vão conseguir encontrar os seus conteúdos.
  • Site: seu site precisa ser uma fonte de conteúdo para os usuários.

Conversão

Na segunda ação, os usuários já estão no seu site. Agora é o momento de coletar o contato dessas pessoas. Mas para isso, você precisa fornecer algo em troca. É necessário mostrar ao público que vale a pena fornecer os dados.

Aqui, é muito importante produzir materiais ricos como e-book, podcasts e documentos ou outros conteúdos que agreguem valor ao seu cliente. É preciso se mostrar relevante para que ele se converta. E você pode fazer isso através de algumas ferramentas:

  • Call to Action: links que irão conduzir os usuários a ações, como baixar um material rico. Eles são precisam existir e serem atrativos, só assim é possível a geração de clientes;
  • Landing pages: ao clicar em um call to action, o usuário é destinado a página do destino, onde será realizada a conversão;
  • Formulários: faz parte da landing, é um espaço criado para que os usuários forneçam as informações para conversão.
  • Contatos: depois das informações fornecidas, é extremamente necessário que elas sejam organizadas. Integre seu site a uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos para criar um banco de dados eficiente.

Fechamento

Você converteu os usuários em leads, agora, nessa fase, você precisa transformá-los em clientes. Para executar a ação de fechamento, você pode utilizar alguns artifícios:

  • E-mail: você converteu um usuário em lead, mas pode ser que ele ainda não esteja pronto para contratar os serviços de sua instituição. Nessas circunstâncias, o ideal é que você nutra esse sujeito de informação. Assim, sua empresa pode conquistar a confiança dele até que ele chegue a decisão de compra.
  • Automação de marketing: crie uma série de e-mails a partir de ações que o seu lead realizou em seu site. Por exemplo, ele baixou um e-book específico, produza uma série de conteúdos que alimentem essa ação. E se aproxime do seu cliente. Aqui, você também pode usar uma plataforma de gestão de cursos e treinamentos, o módulo de marketing permite a criação desses eventos para que os disparos se tornem automáticos.

Fidelização

Chegou o grande momento, é aqui que você conquista o cliente de vez! Você pode inclusive já ter realizado uma venda para ele, mas o trabalho não para por aqui. você precisa fidelizá-lo, ajudá-lo em grandes desafios, através do envio de conteúdos relevantes.

É muito interessante, que além de clientes, eles tornem fã e divulgadores de sua instituição. Mas para isso, é necessário desenvolver algumas tarefas:

  • Site: altere a usabilidade de sua página a partir da fase em que o cliente se encontra;
  • Mídias sociais: atenda o cliente em tempo real, aprimorando sua estratégia de Inbound.
  • E-mail marketing: continue colaborando, sua empresa precisa ser parceira. Produza e envie conteúdos ricos para ajudar nos desafios de seus clientes. Não se esqueça da automação!

Alguns pontos fortes do Marketing de Atração

O Inbound Marketing possui uma série de vantagens, e por conta delas podemos ser taxativos: essa modalidade chegou para ficar. Através de uma estratégia bem traçada você pode conquistar alguns feitos:

  • Maior relação com a marca: empresas que tem um blog aliado ao site e produzem conteúdo estratégico tendem a ter 55% mais tráfego do que as que não adotam essa postura. Isso mostra o poder do Inbound para aumentar o número de pessoas que irão se relacionar com sua instituição;
  • Mais chances de clique: cerca de 70% dos usuários da internet costumam clicar nos resultados de busca orgânica. Esse dado deixa claro a importância do SEO para o sucesso do seu marketing;
  • Vínculos fortes: seguindo as ações do Inbound um bom relacionamento é criado, fazendo o cliente virar fã da sua instituição, isso tudo de forma bem natural e espontânea.
  • Visitas podem virar clientes: muitas empresas vêm vivenciando um cenário onde 57% de seus cliente online vieram de seus blogs;
  • Qualificação: por conta de todo conteúdo que você produz e pela fases que o cliente passa, ele se torna mais qualificado, e mais apto a se relacionar com sua empresa e serviço.

Essas foram as estratégias e dicas que selecionamos para você começar a utilizar o Marketing de Atração em sua instituição. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor essa modalidade e suas práticas.

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