O ensino à distância não é um conceito recente como muitos imaginam, desde o início do século XX já era possível fazer cursos por correspondência. Com o avanço tecnológico, a chegada da internet transformou a maneira como temos acesso e consumimos educação, proporcionando novos modelos de aprendizagem.
Um desses modelos é a aprendizagem eletrônica, e nesse post vamos entender o que é e-learning e quais são seus benefícios.
O que é e-learning
Eletronic learning, aprendizagem eletrônica ou simplesmente ‘E-learning’ é uma modalidade de ensino não presencial apoiado na tecnologia e comunicação, que atualmente encontrou na internet o campo de atuação perfeito que proporciona um aprendizado interativo, uso de conteúdo dinâmico e atualizações constantes.
Podemos dividir essa modalidade em duas formas: aprendizado síncrono e aprendizado assíncrono.
A aprendizagem eletrônica síncrona, significa que professor e aluno(s) estão em aula simultaneamente. Alguns exemplos práticos podem ser aulas transmitidas por telefone, chat, webconferências…
Já no e-learning assíncrono, alunos e professor não estão na aula ao mesmo tempo. Isso permite para o estudante uma flexibilidade muito maior, visto que ele pode acessar a sua aula no momento que mais lhe convir.
Antes de seguirmos, é importante falar também sobre blended learning, que tem o conceito de ensino híbrido, misturando o tradicional ensino presencial e o aprendizado por meios eletrônicos. Sendo assim, e-learning pode fazer parte do blended learning.
Ensino Híbrido
Benefícios do e-learning
Tempo
Esse tipo de aprendizagem é mais flexível, permitindo que o aluno acesse o conteúdo no tempo e local desejado, definindo o seu próprio ritmo de estudo. Isso pode ser decisivo no momento de decisão de compra.
Além disso, geralmente o foco desses conteúdos está voltado para as necessidades de aprendizagem do aluno, como, por exemplo, a falta de tempo para se capacitar. Pensando nisso, é interessante criar um conteúdo que foque na redução do tempo necessário para o aprendizado.
Custos reduzidos:
Salas de aula, materiais, deslocamento de funcionários, limpeza e mais uma infinidade de custos que existem no ensino presencial, são dispensáveis quando se trata de aprendizagem eletrônica. Com um investimento menor em certos insumos que são comuns na educação tradicional, é possível reduzir os custos logísticos e administrativos.
O aluno também é contemplado por essa economia, pois, dessa maneira a instituição de ensino pode oferecer descontos, criar promoções, sorteios e repassar um preço mais barato para o cliente final sem perder a qualidade do ensino.
Caso seja gestor de cursos ou treinamentos online, confira os nossos conteúdos sobre:
Como melhorar o controle financeiro em instituições de ensino
Ebook – Como captar e fidelizar alunos
As melhores estratégias de vendas para usar em sua instituição
Personalização de conteúdos
É extremamente importante que o tutor EAD conheça o seu público para segmentar conteúdos. Afinal, entender as demandas do aluno permite também compreender alguns comportamentos importantes como: através de quais meios ele mais consome conteúdo (celulares, tablets ou computadores), qual o sexo, faixa etária, renda, etc. Isso ajuda a definir em qual nicho investir, potencializa atração de novos clientes e ajuda a entender qual a maneira de se comunicar melhor com o seu público.
Tendo uma base de dados dos alunos, é possível que o gestor ou a equipe responsável pelo curso online conheça melhor cada um dos seus clientes, o que possibilita não só uma comunicação cada vez mais personalizada, mas também uma estratégia de customização do conteúdo de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada um.
É ideal para gestores, contarem com um sistema de gestão específico para cursos e treinamentos integrados a uma plataforma EAD, que permita segmentar a comunicação com os alunos e realizar disparos de e-mails e SMS.
Aprendizagem dinâmica
Por ser uma modalidade de ensino que utiliza meios tecnológicos, o e-learning tem uma vasta possibilidade de inovar não só pelos meios digitais, mas também através da criatividade.
Essa dinamicidade inerente à educação eletrônica abre espaço para trabalhar na satisfação do estudante, algo indispensável no momento de planejar a estratégia de captação e claro na retenção de alunos.
Se aplicado da maneira correta, de acordo com as necessidades e desejos do público, esse ambiente de aprendizagem virtual pode trazer diversos benefícios aos alunos, como aumento da concentração, desenvolvimento cognitivo, engajamento e atualização diante das novas tecnologias.
Um exemplo de aprendizagem dinâmica é o uso de jogos na educação. Esse conceito é conhecido como Gamification.
Novas tecnologias
Por ser uma modalidade muito ligada à inovação, tanto gestores quanto alunos de cursos e treinamentos lidam diariamente com novos meios e tecnologias. Isso reforça para ambos a atualização e inovação. Inclusive já falamos aqui no blog sobre a importância das inovações na educação.
Outro ponto interessante é que a tecnologia, principalmente digital, permite que o conteúdo chegue a muitas pessoas ao mesmo tempo, sendo possível personalizar esse conteúdo para nichos específicos.
Como fazer o acompanhamento dos alunos?
Para administradores de empresas que fazem uso da tecnologia EAD, o acompanhamento dos clientes exige um método de organização de dados e informações. É de extrema importância que o gestor consiga reunir em um só lugar todos os registros referentes à cada aluno: de financeiro a solicitações pessoais, tudo precisa estar em mãos.
Por esse motivo, mais do que escolher uma Plataforma EAD, é preciso combinar a solução com um CRM de gestão que seja capaz de hospedar o seu conteúdo e também abrigar informações administrativas da empresa, instituição de ensino ou escola de cursos e treinamentos.
Já falamos em nosso blog sobre como escolher uma plataforma EAD ideal para seu negócio. Quando há integração de funcionalidades, ela torna-se ainda mais valiosa!
Desafios do E-learning
Sempre que falamos sobre o benefício de algum método de ensino, não negligenciamos quais os desafios e ameaças podem ser enfrentadas. Listamos algumas questões para se atentar. Mas não desanime, utilize as objeções para aprimorar seu produto e convencer o consumidor!
– Preconceito com o formato de ensino à distância, desconsiderando a sua qualidade e eficácia.
– Necessidade de uso da internet e consequente limitação no acesso ao conteúdo, no caso de pessoas que moram em lugares afastados ou que possuem problemas técnicos com a rede.
– Necessidade de atualização constante (ótimo para o aluno e desafiador para criadores de conteúdo).
– Maior exigência, já que os alunos precisam se organizar e ter disciplina por conta própria.
– Apesar de a internet romper barreiras, oferecer espaços como fóruns de discussão há limitações no processo de socialização dos alunos, que é muito forte no ensino presencial.
– Falta de troca de experiência direta entre professor e aluno.
Compreender novos modelos de aprendizagem é crucial para se manter atualizado e competitivo, seja administrando um curso como gestor ou procurando instituições de ensino que atendam suas necessidades como estudante.