Uma Persona bem pensada e definida pode auxiliar bastante o andamento da captação de alunos para os cursos que você oferece. Para esta captação é essencial investir em estratégias que encantem e conquistem seu público antes mesmo de eles adquirirem os seus serviços.
Não tente vender algo que o estudante nem mesmo saiba do que se trata. É importante dar a ele o máximo de informações possíveis sobre o seu serviço/produto para que desta forma, possa despertar efetivamente o interesse destes possíveis clientes, ao invés de simplesmente tentar empurrar para a pessoa uma compra. Não ter uma estratégia bem definida pode diminuir sua chance de captar de fato os alunos visados.
Mostrar as vantagens do seu curso, a ementa, o histórico da empresa e também a concepção que o mercado tem do tema que você oferece tende a ajudar seu cliente a se interessar pelo seu negócio.
Mas afinal, o que é a Persona?
Persona é um personagem fictício, baseado em pesquisas, que representa um cliente ideal. As personas, muito utilizadas para o marketing das empresas, são criadas para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico a quem os serviços e/ou produtos oferecidos podem atrair. As Personas são, então, uma ferramenta ou método de segmentação de mercado que auxiliam no planejamento do seu público.
O produto/serviço que sua empresa oferece é melhor aceito se for baseado na característica da pessoa que possa vir a adquiri-lo. Um bom conteúdo é aquele feito para o público certo no momento em que ele mais precisa.
Como criar um perfil de Persona para minha empresa?
Uma das formas de criar um perfil de persona é a pesquisa direta, onde você ou algum funcionário/vendedor da sua empresa conversa com a persona diretamente através de perguntas (pesquisa e questionário, por exemplo). Ao navegar e pesquisar pela sua base de e-mails (seus leads) você consegue criar seu personagem ideal e pode ser feito por qualquer pessoa da sua empresa que tenha contato com o público final.
Caso não tenham leads, clientes, nem vendedores que tenham este contato direto (ou até mesmo tenha vendedores, mas ainda não abriu sua empresa, por exemplo), você pode fazer uma pesquisa de mercado contratando um instituto de pesquisa. Mas uma forma mais barata e acessível é criar um formulário online e disponibilizar um brinde a quem responder e divulgá-lo o máximo que você puder.
Há também a pesquisa indireta, que é baseada em observação de comportamento dos possíveis clientes através das redes sociais e Google Analytics, por exemplo, em que ao agregar os dados você saberá para quem estará de fato produzindo seu conteúdo.
Ferramentas digitais e redes sociais: ótimos aliados para criação da sua Persona
As redes sociais se tornam a cada vez mais úteis na construção do marketing das empresas. Mas tome cuidado para não acumular dados demais e informações de menos, para que não tenha muita coisa sobre o possível público que você conseguiria atingir, mas não consiga agregar em algo que faça sentido.
O Google Analytics é um exemplo de ferramenta onde é possível adquirir informações demográficas das personas, bem como as páginas mais visitadas por elas e desta forma adquirir a informação de quais cursos são mais buscados, quais os materiais que mais fazem download e quais postagens do seu blog são mais lidas.
O Facebook fornece muitas informações demográficas também, mas com a vantagem de que é mais preciso, visto que nele as pessoas foram lá e voluntariamente colocaram suas informações pessoais em seu perfil de cadastro.
Há também o Linkedin, que é uma rede social voltada para carreira profissional, onde caso a vontade seja vender os cursos que sua empresa disponibiliza apenas para profissionais da área de Marketing, é possível buscar apenas por profissionais de Marketing. É legal procurar por vagas na área também, para analisar o que um profissional de Marketing tem e precisa ter; o que é exigido dele na contratação. Assim o foco do seu serviço e seus produtos serão voltados para um perfil específico.
Se você já tem uma Persona criada, estas ferramentas digitais também podem ajudar para melhorá-la a cada dia mais!
Quais as vantagens de criar uma Persona?
A Persona é baseada num personagem fictício (com nome, características e hábitos, por exemplos), mas para um produto real. É importante criar uma pessoa fictícia com todos os dados possíveis, tudo o que for relevante para atraí-la a adquirir seu produto. Faça a você mesmo perguntas como: Onde está o meu público? O que o aluno precisa? O que ele gostaria de ver? Como ele se comporta?
Desta maneira, quando você gerar uma persona bem específica ficará mais fácil saber onde agir para gerar um conteúdo mais eficiente.
Persona no mercado da educação: o que é e como criar!
Se a pessoa já está na sua base de e-mails após ter respondido alguma pesquisa ou preenchido algum questionário da página da sua empresa, por exemplo, ela já se tornou um lead e com isso já demonstrou interesse por algum conteúdo seu.
Provavelmente, este já é um contato que se encaixa na definição da sua persona previamente criada e resta entender o comportamento de compra para entregar conteúdos melhores e mais assertivos para o perfil criado em questão.
Outra vantagem, é que as personas podem lhe auxiliar a vender mais!
Crie materiais ricos para aquele perfil que provavelmente já decidiu por comprar, mas ainda não comprou. Pense em algo que prenda a atenção ainda mais no produto que você oferece: uma vídeo aula grátis, algum material por escrito do curso que ela tenha interesse ou até mesmo um desconto na matrícula ou na primeira mensalidade, por exemplo.
Importante ressaltar que nenhum conteúdo é bom se você não souber para quem está fazendo e qual público de fato que você quer atingir. Por melhor que seja seu produto, ele infelizmente não é nada sem as pessoas que o consomem, então torna-se necessário de fato aproximar o máximo dos interesses do seu público antes mesmo que ele de fato compre sua ideia, seu serviço, seu produto.
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