Plataforma de aprendizado: como ela pode ajudar sua empresa

Lidar com as demandas de uma instituição requer muita capacidade analítica e gerencial, além de muita organização. São muitos os processos necessários para manter a estrutura de uma empresa desse tipo. Para que as informações essenciais para o gerenciamento não fiquem dispersas em diversos lugares, físicos e virtuais, é muito indicado utilizar uma plataforma de aprendizado.

Esse sistema pode ajudar muito no dia-a-dia de sua organização, fazendo com que as atividades sejam realizadas de forma integrada, fluida e eficiente. E por esse motivo, o post de hoje vai te apresentar algumas funcionalidades que irão contribuir para o sucesso da sua instituição. Vamos lá?

Inscrições

Controlar as inscrições que são realizadas em sua escola é uma tarefa por vezes complicada, mas que pode se tornar bem mais fácil com a ajuda de uma plataforma de aprendizado.

Você pode fazer o cadastro do aluno no sistema, inserir diversas informações que te auxiliarão em outros processos, como os da área de marketing. As tags serão essenciais para filtrar alunos por informações relevantes, como o curso que ele realiza ou o lugar onde mora.

Vendas

Pela própria plataforma de curso você poderá realizar suas vendas de maneira descomplicada e eficiente. Lance os valores para cada serviço  e escolha as formas de pagamento: cartão de crédito, boleto, etc.

Depois de efetuada, a venda poderá ser acompanhada. Fique sabendo quem já efetuou o pagamento, as faturas que estão próximas do vencimento e quais já estão atrasadas. Essas funcionalidades vão te ajudar muito na gestão financeira de sua instituição.

Criar cursos

Uma das ferramentas que uma plataforma disponibiliza é a possibilidade de se criar cursos. Cadastre informações como:

  • Tipo: você pode definir a categoria do seu curso. Ele será presencial, in company ou virtual?
  • Nome do curso.
  • Reciclagem: ele é um curso que tem certificação datada?
  • Em que conta bancária o pagamento dos valores referentes ao custo curso irá cair.

Criar turmas

Você poderá criar turmas dentro de cada curso que oferecerá na plataforma. Veja também alguns dados de rentabilidade, estatísticos e de cadastro como:

  • Valor do curso.
  • Modo de pagamento: à vista ou a prazo, com ou sem juros.
  • Número de vagas disponíveis.
  • Datas de início e fim das atividades.
  • Horários.

EAD

Uma plataforma de aprendizado também pode contar com a possibilidade de oferta de educação  a distância. Para isso, o sistema oferece um espaço onde suas aulas podem ser construídas por você e assistidas por seus alunos. Como vimos em outro post, o EAD está em expansão, e trabalhar com essa possibilidade pode fazer muito bem ao seu negócio.

Disponibilizar material online

O seu curso pode ser ofertado de forma virtual ou presencial, independente disso, ter uma plataforma que possibilite o compartilhamento de arquivos é uma ótima opção para dar continuidade às sequências didáticas propostas nas aulas.

Isso evita gastos desnecessários com impressão, tanto por parte dos alunos, quanto pela sua empresa. Se o material for disponibilizado online ele também pode ser lido em dispositivos digitais. Essa é uma atitude econômica e sustentável.

Suporte didático

A didática estabelecida na sala de aula pode ser auxiliada por algumas atividades através da plataforma de cursos. Ela te dá oportunidade de utilizar recursos como os de fóruns, onde serão discutidas as questões e dúvidas referentes aos conteúdos trabalhados. Outra opção é a prova online, uma forma de testar os conhecimentos dos seus alunos de forma diferenciada e muito eficiente, principalmente para os cursos online.

Acompanhar desempenho

Acompanhe o desenvolvimento dos seus alunos: as notas das provas online e o quanto ele já avançou na estrutura de módulos do curso. O desempenho é um ótimo indicador que te ajudará a perceber a eficiência da sua estrutura curricular.

Marketing

Uma ferramenta de marketing pode ajudar a sua empresa em diversos aspectos, desde ações de prospecção até as de relacionamento com quem já faz parte de sua cartela de clientes. Com a possibilidade de  disparos de SMS e email, esse módulo, aliado a base de dados que você pode construir através da plataforma de cursos, vai tornar sua comunicação mais efetiva.

Captação de alunos

Use as ferramentas de marketing de uma plataforma de aprendizado para captar seus alunos. A partir das informações cadastradas, que também podem ser integrados com o seu site, forme um banco de dados poderoso e use-o da melhor maneira através de disparos de mensagens via SMS ou Email Marketing.

Essa é uma ótima oportunidade para conversar com o seu público-alvo de forma efetiva e sem gastar muito. Mostre para as pessoas o que a sua instituição tem de melhor e quais as vantagens e conteúdos que vocês podem oferecer.

Marketing automatizado

O marketing automatizado é uma ferramenta que permite que sejam disparadas mensagens pela plataforma de cursos através de alguns eventos cadastros. Por exemplo,  se você cadastrou os dados pessoais do aluno, e entre eles a data de nascimento,  acionando as configurações, poderá enviar automaticamente Emails para os aniversariantes do dia, além de outros eventos interessantes  criados de acordo com a realidade de sua empresa.

Aviso de início de curso

Sempre que você vender um curso, entre os dados de compra constarão as informações do aluno e os serviços que ele contratou. A partir disso, para lembrar o aluno do início das aulas, você pode configurar a plataforma para que ela envie SMS ou Emails para os integrantes da turma que está prestes a começar.

Aviso de inadimplência

Quando um aluno fizer uma compra por meio de um boleto bancário, a plataforma marcará as datas de vencimento para que você possa acompanhar a efetivação da sua venda.

Caso o pagamento não seja concluído, você pode programar para que a plataforma de cursos envie um email aos inadimplentes. Isso evita que você tenha que sair cobrando aluno por aluno.  

Relacionamento

Depois de fazer a captação de estudantes para seus cursos, você precisa mantê-los vinculados à instituição. Ele precisa de motivos para permanecer estudando e quem sabe contratar novamente os seus serviços.

Esse objetivo passa por uma comunicação eficiente. Fornecer conteúdo e informações relevantes para seus clientes são práticas essenciais para estabelecer um bom relacionamento com o seu público.

Através de uma plataforma de gestão educacional você pode enviar essas mensagens, estreitando os laços, fazendo com que a sua empresa seja vista de forma positiva por seus contratantes.

Certificação automática

Você não precisará fazer os certificados de forma manual se contar com uma plataforma de de aprendizado. Insira variáveis nos locais destinados às informações específicas do curso e/ou do aluno. Assim você não terá de ir colando nome por nome e ir imprimindo aos poucos. Ainda tem dúvidas? Acesse o post que criamos com 4 dicas para criar um certificado e torne essa tarefa muito mais eficiente!

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