Plataforma EAD: Como Escolher a Sua?

Depois de criar um planejamento para a realização do seu curso online, você precisará colocar todo o seu trabalho para rodar. As plataformas EAD possuem muitas funcionalidades, algumas porém são essenciais para que você, sua equipe e seus alunos consigam ter a melhor experiência possível dentro do ambiente de aprendizagem online.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar quais os elementos mais importantes e o que considerar na hora de escolher uma plataforma EAD para o seu negócio. 

Ambiente de aprendizagem online

Esta é a funcionalidade mais importante dentro da plataforma. É nela que o seu curso vai poder ser exibido e aproveitado. É nela também em que seus alunos poderão estudar, trocar informações entre eles e com os tutores responsáveis. Considere alguns pontos a seguir no momento da escolha da plataforma com que você vai trabalhar.

Formatos que a plataforma recebe

A essa altura você já deverá ter montado o seu plano de aula e ter estipulado em que forma você irá apresentar seu conteúdo. Na hora de contratar o serviço de uma plataforma fique atento se ela disponibiliza a inserção das extensões de formato que você deseja. Se você for produzir videoaulas, por exemplo,  cheque com a empresa que você contratou se ela oferece suporte para esse serviço.

Didática

O que a plataforma oferece? Ela possui um ambiente para discussões, como os fóruns? A riqueza da educação a distância também está na possibilidade de interagir com as mais diferentes pessoas e poder sanar todas as suas dúvidas em relação ao conteúdo apresentado.

Nos fóruns as pessoas podem trocar ideias e opiniões sobre o tema com os outros alunos e com o tutor da turma. Isso torna a experiência de aprendizagem muito mais rica e valiosa, então não se esqueça de conferir se a plataforma escolhida tem essa possibilidade, porque ela é muito importante!

Outro ponto interessante é observar se o sistema possui a funcionalidade de análise de desempenho por aluno. É muito interessante saber como cada alunos vem se desenvolvendo em cada etapa do curso. Isso dá brecha inclusive para estratégias de melhoria e adaptação do conteúdo a partir cenário observado.

Provas online

Existem cursos no mercado que são semi presenciais, o conteúdo é repassado em ambiente virtual, mas as avaliações são feitas em espaços físicos, como sala de aulas em polos educacionais. Se a sua ideia for construir um curso totalmente online você precisa de uma plataforma que  te ofereça essa funcionalidade.

Compartilhamento de arquivos

A troca de informações é de grande valia no processo de aprendizagem EAD. Por isso, verifique se há possibilidade de envio e recebimentos de materiais dentro da plataforma. Esse processo é muito importante que aconteça dentro do sistema pois unifica todas as informações, diminui a possibilidade de erros e torna tudo mais rápido e eficaz.

O sistema é eficaz em todos os aparelhos?

Como foi dito anteriormente, uma das grandes vantagens de uma plataforma EAD é a possibilidade de estudar onde quiser, que horas quiser e em qualquer dispositivo. No Brasil, o principal meio utilizado para se navegar na internet é o celular. Por isso a plataforma que você escolher tem que ser capaz de funcionar em todos os dispositivos, não só no computador. Além de funcionar, ela precisa ter um design responsivo, ou seja, se adaptar ao meio em que a plataforma será aberta.

Essas são as principais funções com que você tem que se preocupar em relação a disponibilização do curso. Mas ela não é única, existem outras que, junto com a funcionalidade EAD tem ajudam a gerir o seu negócio de cursos online e eles também são muito importantes para que você alcance sucesso nas suas práticas de gestão.

Ferramentas de gerenciamento integrado de turmas e alunos

É imprescindível que os seus alunos tenham um bom ambiente de aprendizado para que eles absorvam o conteúdo da melhor maneira possível. Mas para que isso aconteça a funcionalidade EAD não é suficiente. Você precisa de um lugar para administração a grande quantidade alunos, que seguindo essas dicas, nós acreditamos (e torcemos) que você terá.

Cadastro de usuários e turmas

Você precisa ter um controle de quem é seu cliente, das turmas que você abriu e de quem está alocado em cada uma. Parece óbvio, mas manter essa atividade na mesma plataforma irá facilitar a sua vida e de sua equipe.

Há plataformas que possuem campos de cadastro que vão muito além de dados pessoais. Dados geográficos, financeiros e outros também podem te ajudar muito em ações de marketing que você pode vir a fazer. A partir dos dados que a plataforma te permite inserir você pode segmentar seus alunos em grupos de interesses para que eles recebam mensagens personalizadas.

Gestão Financeira Integrada

Uma plataforma ead com sistema de gestão financeira integrada vai ser muito interessante para o seu negócio! Sua empresa, que trabalha no ambiente digital, muito provavelmente vai querer que todas as suas transações também aconteçam nesse mesmo espaço, certo?

Integre a plataforma ao seu E-commerce

A ideia, muito provavelmente, é que sua vendas aconteçam  online, acertei?  Para isso você deverá buscar uma plataforma que seja capaz de realizar essas transações.  Procure por aquelas que permitem que você realize essas vendas de forma digital, e que permitam formas de pagamento variadas como boletos e cartão de crédito e débito.

Outra opção diferenciada, e que vai ser de grande valia para sua gestão financeira,  é fazer com que cada lançamento de pagamento de matrícula e/ou mensalidade já seja lançado automaticamente na sua receita.

Controle de receitas

Plataformas devem permitir que você lance todos os gastos e receitas de forma a deixar tudo mais fácil e integralizado. Afinal, se você pode contratar o serviço de um único software, para que usar vários? Isso deixa o processo de gestão mais lento, confuso e oneroso.

Acompanhe suas vendas

Integra o sistema ao seu site e saiba em que passos as pessoas que o acessam estão de contratar o seus serviços. Isso é muito importante para saber quais medidas de gestão devem ser tomadas para que você conquiste seu cliente.

Ferramentas desse tipo mostram, por exemplo, em que estágio da navegação um usuário pode ter parado e desistido de comprar alguns de seus cursos. Você conseguirá muitas métricas de análise que o farão melhorar cada vez mais o seu negócio!! A própria plataforma pode gerar relatórios para que você acompanhe com mais facilidade.

Comunicação e Marketing Digital

Você possui uma plataforma recheada de informações sobre seus alunos, imagina poder, nesse mesmo lugar, realizar ações de comunicação e marketing? Isso é possível em algumas plataformas do mercado. Incrível, não?

Essa é uma grande oportunidade de acertar em cheio não só seu alunos, mas as pessoas que forneceram para sua empresa o contato em algum momento do funil de vendas. Algumas funcionalidades que boas plataformas oferecem são:

  • Envio de email marketing;
  • Envio de sms;
  • Envio segmentado;
  • Envio automatizado.

Email marketing e sms são maneiras mais baratas e muito efetivas de manter um relacionamento com os seus clientes, tanto os que já contrataram seu serviço, como aqueles que ainda estão no processo. Você pode usar essas estratégias de diversas maneiras.

Envio segmentado

Com as mais diferentes informações que você irá cadastrar no seu sistema EAD você pode formar grupos de pessoas específicas para quem  determinada mensagem seja mais interessante e essa ação se torne um  esforço de comunicação mais efetivo.

Você pode, por exemplo, lançar um curso online que fale sobre educação de jovens e adultos. Para divulgar o que você faria? Divulgaria para toda a sua lista? Enviaria para quem tem afinidade com a área da educação como professores e pedagogos?

O mais efetivo, com toda a certeza, é mandar para as pessoas que de alguma forma se interessariam pelo tema, então ficamos com a segunda opção, certo? Se você mandasse para isso para todos os seus contatos, muito provavelmente, algum jovem engenheiro te mandaria para a caixa de spam sem titubear.

Para você não perder contatos, que podem ser de grande valor futuramente, que a ferramenta de segmentação serve. Usufrua!

Envio automatizado

Sabe aquele aluno que é sempre esquecidinho? Se você já trabalha com educação você, com certeza, conhece um, se não, você já foi um aluno e deve se lembrar de um colega que era assim (se você não se lembra talvez o esquecidinho possa ser você rsrs).

Então, ele vai precisar que você o lembre de muitas coisas. Não só ele, mas como umas escolha pedagógica assertiva, é bom que você avise os usuários de algumas coisa. Imagina fazer isso aluno por aluno? Nem precisa imaginar, é só escolher uma plataforma com opção de envio de SMS e email marketing automatizados.

Você registra no sistema, por exemplo, que os alunos que pagam via boleto (segmentação), por exemplo, dois dias antes da data de vencimento irão receber um email avisando que faltam dois dias para o prazo se encerrar. Ou você pode registrar que os aniversariantes do dia irão receber sempre uma mensagem específica no seu dia. Legal, não é? Facilita tanto os processos, assim você não precisará sempre enviar, o sistema fará isso pra você!

Equipe Integrada

As plataformas ead permitem que você cadastre vários usuários, você não precisa trabalhar sozinha, se assim for o seu desejo e modelo de empresa. O melhor disso tudo é que boas plataformas permitem que cada usuário possa ver só aquilo que ele precisa.

Cada membro da equipe pode ter a permissão de acesso que você deseja conceder. Por exemplo, um professor vai ter acesso a área de informação da evolução dos alunos, mas não é interesse que ele tenha acesso às informações financeiras. Você pode inclusive criar uma agenda compartilhada para que todos da equipe saibam as atividades da sua instituição!

Se cada um dos  funcionários tem acesso a uma plataforma única,  fica bem mais fácil de alinhar as estratégias da equipe. E assim o objetivo de gerar receitas e vender os seus cursos será alcançado de maneira mais eficaz.

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