Por que meus e-mails vão para spam?

O e-mail marketing consiste em uma ferramenta de envio de mensagens direcionadas a destinatários específicos, de forma segmentada e mensurável. O software do NeritEduca oferece essa funcionalidade, sendo possível desenvolver ótimas campanhas de marketing direto para os mais diversos fins, como vendas, divulgação, avisos e promoções.

No entanto, vários usuários relatam uma situação que é um verdadeiro problema para quem realiza disparos em grande escala: e-mails indo para a caixa de spam! Em muitos casos, os contatos cadastrados na base sequer chegam a ler as mensagens enviadas.

E por que isso acontece? Os servidores de e-mail (Gmail, Yahoo, Hotmail, etc.) possuem um filtro anti-spam que analisa se a mensagem é segura ou não, mesmo que o destinatário não tenha marcado o seu e-mail como indesejado. O sistema que realiza os disparos não consegue interferir nesse filtro.

E como evitar? Não existe nenhuma fórmula 100% garantida de que um e-mail enviado não irá para a caixa de spam. Ao mesmo tempo, esse acontecimento não ocorre de forma arbitrária. Reunimos algumas dicas que podem te ajudar! Vamos à elas!

Domínio novo exige paciência.

Domínios recém adquiridos podem ter dificuldades nas entregas de seus e-mail. Isso ocorre porque os servidores ainda não conseguem identificar se o seu endereço é confiável ou não.

No início, é normal que todos os e-mails de um domínio novo caiam na caixa de spam. Por isso, é necessário ter paciência até conquistar uma boa reputação!

Se esse for o seu caso, comece enviando e-mails para poucas pessoas e vá aumentando a quantidade gradativamente.

Além disso, siga as dicas a seguir:

Tenha uma base limpa: ou envie seus e-mail para as pessoas certas

Realize disparos apenas para o público que realmente está interessado. Parece óbvio né? Mas essa é uma medida necessária, porque aqueles que não têm interesse nas suas mensagens podem facilmente marcá-las como spam. Se o servidor identifica que vários usuários não querem receber e-mails do seu domínio, consequentemente ele passará a marcar todas as suas mensagens.

Daí a importância de oferecer a opção de descadastro e favorecer uma contínua limpeza da base.O sistema NeritEduca também possui um filtro automático para barrar e-mails inválidos e proteger o seu domínio!

Cuide da formatação

Outro motivo que pode fazer com que seus e-mails caiam em spam é a formatação do texto no assunto e no corpo da mensagem. Por isso é importante ficar atento a alguns seguintes itens.

Em primeiro lugar, tente utilizar a mesma fonte em todo o conteúdo. Também evite a aplicação da cor vermelha ou a mistura de vários tons.

No assunto, não use um título com todas as letras em CAPSLOCK (caixa alta) e nem exagere nos pontos de exclamação ou interrogação (DESSE JEITO, POR EXEMPLO!!!!!!).

Evite o envio de anexos! Para e-mails enviados em massa, esse tipo de prática pode ser considerada suspeita pelos servidores.

Conteúdo

 

Além da formatação de textos no corpo do e-mail e no assunto, você precisa se atentar ao conteúdo, que também pode ser considerado um indicativo de spam pelos servidores dos destinatários.

A nossa ferramenta de disparos de e-mails já fornece uma construção de um código HTML curto, limpo e otimizado para ser visualizado em qualquer dispositivo móvel, o que já facilita o trabalho!  

Para aumentar suas chances, sempre mescle o conteúdo com textos e imagens (sejam fotos, desenhos, ícones, etc). Usar só elementos visuais pode ser interpretado como spam pelos servidores, além disso, caso ocorra algum problema e sua imagem não apareça para o seu contato, ele receberá um correio vazio, sem o conteúdo que você desejava transmitir.

Nunca use figuras muito grandes e pesadas! Isso dificulta a visualização.

Também é melhor evitar o uso de determinadas palavras que já foram tão utilizadas em spam e que passaram a indicar a prática. É o caso de “grátis”, “clique aqui”, “promoção”, “oferta”, etc. Tais termos automaticamente acendem um alerta de risco!

Frequência dos disparos

Preste atenção à regularidade com que envia e-mails, pois se você faz disparos “uma vez na vida, outra na morte”, é bem provável que quando fizer, seus e-mails sejam identificados como spam.

E o contrário também é válido: não faça disparos em excesso. Os usuários podem achar inconveniente ou o próprio servidor pode filtrar as mensagens como indesejadas.  

Se precisar fazer mais de um disparo por dia, faça em segmentos. Não envie para toda a sua lista.

Ferramentas podem ajudar

Seguiu todos os passos e quer conferir se o seu e-mail ainda contém algum item que não se adequa aos filtros anti-spam?

É possível conferir a qualidade do seu e-mail utilizando o MailTester. Basta enviar o seu e-mail para o contato indicado na ferramenta e ela te mostrará possíveis erros, além de atribuir uma nota para avaliar sua mensagem.

E se mesmo assim alguns destinatários continuarem recebendo seus e-mails como spam, entre em contato e peça para eles marcarem seu endereço como confiável (lembrando que essa denominação pode variar de acordo com o servidor).

É importante não desanimar com a estratégia de e-mail caso isso esteja acontecendo com frequência. Essa é uma ferramenta de marketing muito potente, que não deve ser deixada de lado. Afinal de contas, é uma forma de captar clientes novos e manter os antigos informados sobre todas as novidades e promoções relacionadas aos seus cursos, treinamentos, eventos, etc.

Coloque em prática essas nossas dicas para evitar o problema e busque sempre monitorar a efetividade de suas campanhas. E se ainda tiver alguma dúvida sobre a funcionalidade de disparos de e-mail marketing, entre em contato com agente.

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