Eventos mais formais, sejam eles científicos ou corporativos, existem aos montes. São tantos tipos que fica fácil confundir a finalidade de cada uma dessas situações, o que pode ser problemático na hora de produzir e escolher o público-alvo de um evento.
Além disso, promotores e organizadores devem saber bem as diferenças e os objetivos de cada evento, pois esse conhecimento poderá determinar o sucesso ou o fracasso de uma produção muitos aspectos da situação.
Cada tipo de evento tem um perfil bem específico. E essas particularidades tendem a fazer muita diferença na hora de tomar decisões como o local, a duração, decoração (se for o caso), como será feita a divulgação e até mesmo o horário.
Sabemos que o número de modalidades é muito grande, mas no post de hoje vamos focar no que há de mais importante no meio acadêmico, científico e em eventos corporativos ou empresariais, que em si já compreendem uma gama muito grande de modalidades. Vamos lá!
Eventos corporativos
Eventos corporativos são acontecimentos previamente organizados com objetivo institucional. Geralmente estão focados em promover interação e networking entre os participantes, treinar, capacitar e motivar profissionais e gerar negócios.
Os principais tipos de eventos corporativos são:
- Congressos
- Seminários
- Fóruns
- Workshops
- Hackatons
- Pausa e networking
- Outros.
Congressos
Os congressos, por exemplo, costumam ser eventos de grande porte e podem ter vários temas. É bem comum que eles incluam eventos menores dentro deles, como palestras, minicursos, debates, mesas-redondas, etc. Como se trata de muitas atividades e uma efervescência de informações e ideias científicas e culturais, podem durar cerca de uma semana.
Outra característica dos congressos é que eles podem assumir uma regionalização, sendo internacionais, nacionais ou mais locais, quando contam com participantes de outros países, estados e localidades diferentes de onde está sendo sediado.
Por se tratar de um evento de grande porte, na hora de organizar um Congresso é importante ter em mente algumas que algumas providências específicas terão que ser tomadas. Entre elas: planejar todas as etapas desde à recepção dos participantes até a finalização, formar uma equipe completa, buscar patrocinadores que combinem com o propósito do evento e escolher fornecedores de qualidade para que o seu público seja bem atendido.
Seminários
Seminários são basicamente reuniões mais acadêmicas onde profissionais especializados em certos assuntos expõe um ponto ou trabalho.
Os seminários têm o objetivo de divulgar conhecimento e informação e/ou levantar uma reflexão sobre temas específicos em um meio, mas nunca de chegar a conclusões definitivas.
A principal dica é elaborar bem o tema central do seminário, isso determinará o público, os convidados, o espaço, os expositores, etc.
Fóruns
Os fóruns são espaços nos quais um tema é apresentado e a participação e interatividade do público é amplamente incentivada. São feitos com muitas pessoas, há o debate sobre o assunto e busca-se uma conclusão. Não são exclusivos para especialistas.
Como geralmente são caracterizados por debates, a organização deve ficar atenta à ordem das falas e a exposição dos pontos de vista, mediando tanto o tempo dos convidados quanto o do público ou platéia.
Workshops
Os workshops são uma espécie de curso, no entanto são bem mais breves e objetivos, podendo ser realizados até mesmo em poucas horas e fazer parte de eventos de maior porte como congressos e jornadas.
Como atividade corporativas, eles poder ser treinamentos sobre assuntos bem mais específicos e aprofundados. Muitas vezes costumam ser totalmente práticos e os envolvidos têm a oportunidade de realmente “colocar a mão na massa”.
Dessa forma, os workshops se diferenciam das palestras. Estas também têm curta duração, mas são bem mais expositivas do que práticas.
A dica essencial para quem precisa organizar um workshop é definir a quantidade de pessoas que participarão do evento. Como dissemos, se trata de atividades mais práticas, portanto, é necessário saber pelo menos a média desse número para poder escolher o local, produzir ou comprar o material e os equipamentos necessários, etc.
Hackatons
Este provavelmente é o tipo de evento mais novo e talvez menos conhecido por pessoas que possuem muita familiaridade com áreas tecnológicas.
Trata-se de uma maratona de programação, movimentando atividades com profissionais digitais como programadores e designers. A maratona pode ter um objetivo específico, como o desenvolvimento de algum protótipo ou produto em um período específico.
Pausa e networking
Dentro destes eventos, tanto os científicos quanto os corporativos, é sempre esperado esse tipo de momento. São espaços de maior descontração, de formação de networking e apresentações mais informais entre os participantes ou de descanso entre as atividades. Geralmente são os coffee breaks, coquetéis, happy hours, etc.
Os responsáveis pela organização devem levar em consideração o perfil do evento principal e também do público para preparar esse tipo de evento secundário.inscrição do evento
Eventos sustentáveis
Sustentabilidade está apoiada em 3 pilares fundamentais: Meio ambiente, social, e viabilidade econômica. Essa premissa também pode ser aplicada aos eventos.
Sendo assim qualquer um dos tipos de eventos citados acima podem ser eventos sustentáveis desde que a sustentabilidade esteja presente em todas as fases do processo.
Eventos diversos
Além dos eventos corporativos e científicos, outras eventualidades de diversas naturezas também são bastante corriqueiras e demandam planejamento.
No meio artístico, por exemplo, temos as mostras, exposições, shows, saraus, vernissages e muito mais. Nelas são exibidas ou expostas obras como filmes, fotografias, quadros, composições, obras literárias, etc.
Os eventos religiosos mais comuns são batizados, casamentos, bar e bat-mitzva, cultos ecumênicos, etc. Alguns podem até ser seguidos ou acompanhados por festas e comemorações.
Os eventos esportivos variam muito conforme o esporte e a proporção. Podem ser simples partidas ou jogos, corridas, caminhadas, etc., ou possuir um porte gigantesco, como a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpico e o SuperBowl.